Frango, cogumelos e as papas de carolo

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ao passar por um restaurante madeirense, vi no cartaz à porta, o tão famoso, milho frito. Ficou-me na cabeça o milho frito!
Das mais variadas formas que encontramos o milho, a que mais gosto, é a sêmola.
Quando era pequeno lembro-me da minha avô fazer as "papas de carolo", embora estas fossem salgadas,  e bem rijas, de cortar à fatia. Só mais tarde, quando já era puto crescido, descobri a versão doce, já com uma textura mais de "sobremesa de colher". 
Hoje em dia, as melhores papas de milho doces que como, são as "papas de milho de Alcains". Há até um dia onde as papas são celebradas, em que mulheres, desde novas até às mais sábias avós, cozinham ao vivo em tachos com fogueira a lenha, estas famosas papas.

No entanto as salgadas estão-me na memória desde puto. Adorava as "papas de carolo" da minha avó! Lembro-me da minha avó me dizer que muitas vezes se comia as papas de carolo com sardinhas.
Quando vi no cartaz o milho frito, viajei no tempo e fui até à minha infância onde comia as "papas de carolo".
Resultado de tudo isto?! Chegar a casa e fazer algo que me fizesse recordar esses momentos de infância! Bora lá então a umas "papas de carolo" salgadas com um belo frango no forno, com uns cogumelos salteados.

Ingredientes

Milho frito
125g sêmola de milho
650 ml água
1 colher de sobremesa de manteiga
1 dente de alho picado
Q.b azeite

Frango
4 conchas de frango
Sumo de 1 tangerina
2 dentes de alho
Q.b sal
Q.b azeite
Q.b pimenta preta

Cogumelos
10 cogumelos cortados ao meio
1 raminho de alecrim
Q.b sal
Q.b azeite
Q.b pimenta preta

Preparação

Milho Frito
Num tacho coloquem a manteiga e um fio de azeite, juntem o dente de alho picado e deixem fritar alguns segundos, numa taça juntem a sêmola e a água, mexam bem e juntem ao tacho, temperem com sal e pimenta preta, vão mexendo até a sêmola engrossar e ficarem com um preparado bem espesso. 
Vertam o preparado para uma caixa onde consigam ficar com o preparado com uma altura de cerca de 2 cm.
Deixem arrefecer, quando estiver frio, desenformem e cortem em quadrados, ou usem um molde de corte, numa frigideira com um bom fio de azeite, fritem ligeiramente cada lado, retirem e coloquem em cima de um pouco de papel absorvente.

Frango
Numa taça temperem as conchas de frango com todos os ingredientes, massagem bem a carne e levem ao forno cerca de 35m a 180º.

Cogumelos
Salteiem os cogumelos, com o azeite, sal, pimenta preta e o alecrim.

Agora é só empratar tudo e servir.

Minutos Felizes!!

12 comentários:

  1. Adoro milho frito, um dia destes experimento fazer em casa

    ResponderEliminar
  2. Ando à muito tempo para experimentar milho frito:)

    Já provei restaurante e adorei, o teu prato ficou com ar lindo, o frango tostadinho por cima do milho frito hummmm delicia

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto bem apetitoso, óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Mais um manjar dos deuses!! Vou tratar de experimentar:)
    Embora seja visita assidua do blog, tomei a liberdade de também o adicionar à minha lista de blogs favoritos.Manuela

    ResponderEliminar
  5. Ora cá estão umas papas que nunca comi e que tenho a certeza de que vou gostar! Para além das papas de cerelac(!!!) adoro as papas de sarrabulho e umas que se dão mesmo por nome de "papas" que só as conheço pelas mãos da minha mãe e que não é mais do que sopa de couve com feijão branco e engrossar até fazer papa, lá está, com farinha triga! Simples mas muito saborosa, como me parece essas que apresentas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... agora fiquei a pensar nas "papas" da tua mãe!! :) E que tal uma receitinha com essas papinhas??

      Eliminar
    2. Vou ter de consultar primeiro a mestre das papas de sopa (não sei se ela acha muita piada a este título...) porque fiquei sem ter a certeza da farinha que usa, mas é uma boa sugestão sim senhor. Obrigada! :)

      Eliminar