Hello World - O rescaldo!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Rescaldo! 

Fiz hoje login no blog, passados 5 meses após o último post! 5 meses! Dito isto, acabei por deitar a baixo todas as "boas práticas" de um bom bloguer. Confesso que nestes 5 meses não tive vontade de escrever, pois a única coisa que realmente tinha vontade era de dormir! Dormir! E logo eu, que não gosto de "desperdiçar" o meu tempo a dormir, há tanta coisa para fazer, tanta coisa para ouvir, para ver, para cheirar, para provar, que parece que o meu tempo é curto para tudo aquilo que quero sentir! Acho que é por isso que não tive tempo para dar atenção ao blog, pois quis sentir ao máximo o que estava a fazer, sentir ao máximo o que vivi, experimentei, até viver a dificuldade dos dias mais difíceis! 

 
A questão que se coloca é, onde andei nestes últimos meses?  Uma resposta simples, a viver cozinha! Sem cair em hipocrisia, o blog é algo que adoro fazer, pois faz com que me reinvente, porque acredito que um blog não deve ser feito a pensar nos outros, mas sim em nós, no que gostamos, naquilo que nos motiva, só assim somos verdadeiros! Só assim um blog será também verdadeiro para os leitores.
No meio de tudo isto, porque parei de escrever no blog durante todo este tempo? Porque houve algo que pesou mais que o blog, que canalizou todas as minhas forças!


Eu como muitos outros, tenho um trabalho “típico” das 8h às 17h, embora este trabalho não me apaixone verdadeiramente. Encontrei essa paixão na cozinha, e estou sempre em busca de encarar essa paixão, não apenas como paixão, mas como algo mais físico.

No dia 2 de Maio enviei um currículo para um part-time para um projeto de cozinha que me parecia interessante, sempre com o intuito de manter o meu trabalho normal e poder aprender mais e dedicar-me também um pouco à cozinha num regime part-time. 
Recebi um telefonema no dia 14 de Maio a marcar entrevista, fui à entrevista e saí da entrevista com um contrato de full-time para o novo restaurante do Henrique Sá Pessoa no Mercado da Ribeira a iniciar funções no dia 17 de Maio.

Ora vamos lá ver, se mantive o meu trabalho “típico” e saí da entrevista com um contrato full-time, isto significa que seriam dois trabalhos a tempo inteiro, o que dá um simpático número de oitenta horas semanais de trabalho. A compatibilidade foi difícil de gerir, mas foi possível, tendo apenas uma folga semanal no restaurante, permitiu assim descer durante a semana o horário para que conseguisse gerir as duas situações. E consegui! Muita correria? Sim! Muito sono? Sim, sim!!! Blog parado? Sim! Cara de zombie? Sim!

Isto dito da maneira mais simpática e subtil: porra, isto foi duro!!

Em toda a minha vida, nunca tinha trabalhado tanto, posso dizer que foi uma experiência única e que permitiu testar as minhas capacidades até onde nunca tinha testado. Uma coisa é certa, esta experiência, vivi-a ao máximo!

O Mercado da Ribeira, sem dúvida que é um conceito especial, para alguns é fantástico, para outros nem tanto. Como em tudo, gostos não se discutem.
Uma coisa é inegável, o sucesso que tem tido! Este sucesso é feito com base em muitos clientes, e muitos clientes significam muito trabalho, muita preparação, muitas horas em velocidade cruzeiro, muita gestão, muita dedicação!

Henrique Sá Pessoa, quando soube que seria este nome que teria de defender na cozinha, soube logo à partida que o nível de exigência ia ser máximo, não esperava outra coisa! Mas, na verdade, independentemente de qualquer que seja o chef, se o chef nos diz: é este o nível que queremos, é esta a qualidade que quero que saia da cozinha. É isso que fazemos, é por isso que lutamos! Damos tudo por tudo!

Há dias que correm bem, há outros, em que tudo parece correr mal, mas se caímos sete vezes levantamo-nos oito! Tive dias difíceis, mas tive muitos mais fantásticos! De baixo da pressão na cozinha, só há uma solução, não haver cozinheiros mas sim uma equipa, uma brigada!
Hoje já não estou na cozinha, o meu corpo já gritava: “já não estou a aguentar mais”. Fiz-lhe a vontade, parei (por agora)! E já em modo just one job,  posso agora fazer o rescaldo de toda esta experiência.

Há algo especial que trago desta experiência, além da aprendizagem e a experiência em si, como é óbvio, trago algo mais, as pessoas, as relações que criei, a amizade!

A elas quero dedicar este post! Às que comigo viveram esta grande experiência! Obrigado a todos por tudo!


Obrigado também à minha “mais que tudo” pois sem o teu apoio não tinha sido possível! Obrigado!

Ainda fica tanto por dizer…. Mas vou guardar para outro post! Até porque vou voltar ao blog!! ;)

Minutos Felizes!

25 comentários:

  1. Estas perdoado foi por um bom e fantástico motivo.
    Acredita que fiquei feliz por ti
    Fico á espera de mais ....
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Um brutal post de regresso que "perdoa" qualquer ausência! :)
    Imagino que a par da intensidade da experiência a satisfação final tenha sido do melhor.
    Muitos Parabéns pela força e coragem, no fundo... São desafios destes que dão sentido a tudo ;)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Gostei ler! Apesar do cansaço deve ter sido uma experiência muito boa!

    ResponderEliminar
  4. Hello and welcome back!
    Isso é que tem sido minutos intensos, mas nota-se que felizes e isso é que importa :)
    Muitos parabéns...beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito bem! Parabéns e felicidades para tudo!

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns por essa maravilhosa experiência... Outras virão!
    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela nova experiência, o importante é que faças o que gostas!

    ResponderEliminar
  8. Irra! Eu já termino a semana do trabalho "típico" das 9h às 18h cansadíssima (e, felizmente, há um ano que já não trabalho por turnos em horários rotativos). Nem quero imaginar o teu cansaço.
    Repousa muito que bem mereces mas, principalmente, PARABÉNS por tudo!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. O que para muitos é um privilégio ler este blog para nós foi uma honra trabalhar ao lado de uma pessoa tão especial como o autor desta página!
    Obrigado e muitos beijinhos nós vamos seguindo as tuas ideias...
    Raquel e Débora HSP 2014

    ResponderEliminar
  11. Ah que fixe! :) Estou a ver que foi uma experiência e pêras, muitos parabéns!
    Agora é tudo muito bonito mas vamos lá então continuar a postar papinha da boa que a gente gosta muito e já tem saudades. ;)

    ResponderEliminar
  12. Uau!
    Adorei ler este post! Que grande novidade nos contas! Parabéns pela experiência única! Deve ter sido duro, mas fantástico!
    Beijinho grande,Luís!
    Sílvia

    ResponderEliminar
  13. GRANDIOSO E INIGUALAVEL COLEGA!!! tas ca dentro! Saudades

    ResponderEliminar