Peru recheado com espinafres e nozes, abóbora assada e batatinhas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014




Coisas simples e ideais para jantares em casa com amigos e família? Comidinha de forno! 
Abrir uma garrafa do melhor vinho, que haja lá por casa (não! não vai ser para usar na comida :), ligar o forno, preparar os tabuleiros, meter no forno, arrumar a bancada, lavar a loiça das preparações, aprontar a mesa com toda a calma, enquanto isto, o jantar magicamente vai sendo preparado no forno, bem como se vai saboreando o néctar dos deuses! Coisas boas! 
Ora pois bem, o que foi para o forno desta vez? Peru, batatinhas, abóbora manteiga e mais uns toques para elevar esta refeição! O peru foi recheado com nozes e espinafres salteados com alho, as batatinhas e a abóbora levaram um bom ramo de alecrim, alho, tomilho e um fio de azeite. Ah.. e o peru levou um "cheirinho" de aguardente de figo. (Ei! É só um "cheirinho" :)
Por esquecimento (shame on me!) não fotografei uma salada de rúcula, uvas e nozes com a qual acompanhei também a refeição, a salada trouxe frescura ao prato, uma refeição divertida e cheia de sabor. Testem, provem, experimentem , troquem ingredientes ... tenham Minutos felizes!! :)

Ingredientes (+-6p)

1 perna de peru grande (ou duas pequenas)
1 abóbora manteiga
20 batatinhas
1 molho de espinafres frescos, bem lavados
100 gr de miolo de noz
1 ramo de alecrim
2 colher de sopa de aguardente de figo (opcional)
2 dentes de alho descascados, esmagados
4 dentes de alhos inteiros
Q.b tomilho
Q.b Sal
Q.b pimenta preta
Q.b azeite


Preparação

Levem ao lume uma frigideira, coloquem um fio de azeite e os alhos descascados esmagados, quando o azeite estiver a fervilhar com o alho, juntem os espinafres, temperem com sal e pimenta, salteiem e reservem.
Retirem o osso da perna do peru, de forma a poder rechear. O objectivo é retirar o osso sem abrir toda a perna, de forma a que seja apenas necessário prender o topo da perna, para o recheio não sair e não ser necessário atar tudo com um fio. 
Com a perna sem o osso, temperem com sal e pimenta o interior, recheiem a concavidade (onde estava o osso), com os espinafres, juntem um punhado de nozes e fechem o topo da perna com palitos ou paus de espetada, de forma a que o recheio não saia. Temperem a perna de peru com sal, pimenta preta, a aguardente de figo, um fio de azeite e tomilho, levem num tabuleiro ao forno, juntamente com dois dentes de alho, cerca de 40m a 180º. ou até estar cozinhado.

Noutro tabuleiro coloquem a abóbora cortada ao meio e as batatas, temperem tudo com sal, pimenta preta, tomilho, um ramo de alecrim, um fio de azeite e os restantes alhos. Juntem o tabuleiro ao forno já quente até as batatinhas e a abóbora estarem cozinhadas.

Tal como fiz, podem acompanhar este parato com uma salada fresca, para contrastar com os sabores mais quentes e pesados da abóbora e da batata. Façam uma salada com rúcula, bagos de uvas e frutos secos e temperem com um vinagrete.

Levem tudo à mesa e tenham .... Minutos felizes!!




20 comentários:

  1. ah, tão bom!! gostei especialmente da abóbora no forno, que por acaso já tinha visto no instagram! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também gosto imenso de refeições de forno quando recebo amigos! É tão prático e tão reconfortante... E ir saboreando uns petiscos com um bom vinho :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Quase consigo imaginar o sabor e o cheiro dessa refeição fantástica, quase....parece que vou precisar de fazer, para deixar o campo da imaginação e ter uns minutos felizes como os teus, não é?
    Já agora qual o editor que usas para colocar esses comentários tão engraçados nas fotos?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, fico contente se tiveres Minutos felizes com uma refeição destas! :)
      Uso um editor super simples, o Paint.Net, mas, já fiz também em Photoshop.

      Eliminar
  4. Gosto muito de peru recheado.
    Abobora assada nunca comi mas pelo aspecto deve ser uma delicia
    Ficou uma refeição perfeita
    bj

    ResponderEliminar
  5. Ai que perdição, adoro a abóbora assada.
    Os pratos de forno nesta altura são uma aposta ganha, adorei o aspecto de toda a refeição.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Este tipo de refeição de forno é sempre o máximo, que maravilha!
    E nestes dias de frio sabe tão bem :)

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto! Mas é que tem mesmo ar de ser muito saboroso!
    Adorei as fotos e a receita!
    Muito bom!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  8. Eu "depeno-me" por um bom assado! Acompanhado por um tinto, ooh ainda melhor!! :) Adoro fazer e comer quer faça frio ou calor! E esta mistura de sabores só pode dar bom resultado. Nhamy.

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta tua sugestão um prato muito elegante e saudável.

    Aproveito para te convidar no meu passatempo Receita Saudável que está a decorrer no meu blogue gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html
    Beijinho

    ResponderEliminar