Bacalhau nem à Gomes nem à Sá

terça-feira, 30 de abril de 2013


Duas postas de bacalhau no frigorífico já demolhado e vontade de fazer uma verdadeira comida familiar, foi o que me levou a fazer este bacalhau, com rasgos de um bacalhau à Gomes de Sá, no entanto, com apontamentos bem diferentes… Pois queria tirar um pouco, o excesso de batatas e equilibrar com mais legumes, por outras palavras, criar um prato mais light (Ui .... que finesse).
Fiquem com esta receita do Bacalhau Nem à Gomes nem à Sá!



Ingredientes

1 Couve lombarda
10 Cogumelos frescos
2 Alhos franceses
4 Ovos
6 Batatinhas
2 Postas de bacalhau (para desfiar)
Um raminho de salsa
3 Dentes de alho
1 Lata de azeitonas sem caroço
3 Folhas de louro
Q.b Pão ralado
Q.b Azeite
Q.b Pimenta
Q.b Sal


Preparação

Couve

Cortem a couve em pedaços grandes e levem a cozer em água com sal (aproveitem e coloquem os 4 ovos a cozer nesta água), no final de cozinhada, coloquem numa frigideira com um fio de azeite e duas folhas de louro e salteiem um pouco. Reservem.

Batatas

Descasquem as batatas, cortem em cubos médios e levem a cozer em água com sal, quando cozidas, mas não em demasia, coloquem numa frigideira com um fio de azeite e um folha de louro e dois dentes de alhos esmagados e salteiem um pouco. Reservem.

Bacalhau

Num tacho, coloquem um bom fio de azeite, um dente de alho picado e os dois alhos franceses cortados às rodelas, deixem alourar e juntem os cogumelos cortados às lâminas e o bacalhau desfiado, deixem cozinhar um pouco, temperem com pimenta e reservem.

Finalizar

Numa travessa, coloquem os preparados pela seguinte ordem, batatas, couve, bacalhau, ovos cortados em rodelas e as azeitonas, terminem com um fio de azeite e polvilhem tudo com o pão ralado misturado com a salsa bem picadinha. Levem ao forno a 180º com o grill ligado cerca de 20m.

Retirar do forno e usufruir de Minutos Felizes! :)

2 comentários:

  1. Gosto muito de bacalhau e achei a tua receita uma delicia e com tudo o que gosto.
    Esta perfeita.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Bacalhau para mim é quase de todas as formas. Gosto da versatilidade deste peixe. E esta receita está mesmo muito apelativa. ;)
    Bj.

    Célio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar