Candeeiro DIY

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Já algum tempo que andava para fazer isto! 
Já em pequeno gostava da disciplina de EVT (até cheguei a ter cinco. Cinco!! In your face Pitágoras!!!), este gosto estendia-se até às bricolages lá de casa ... lembro-me de um dia o meu pai dar comigo com uma máquina de barbear ligada à corrente, e eu todo contente com uma chave de fendas a tentar arranjar a maquineta. Talvez, tenha sido a influência de uma série televisiva de um tal de senhor MacGyver e a sua navalha suiça! Mas bem, isto tudo para dizer que gosto bastante destas coisas dos trabalhos manuais, hoje glamorosamente chamado de DIY (Do It Yourself). Chique!! 
Aqui pelo Minutos o tema é cozinha, faz sentido! Mas hoje vou abrir um precedente (medo.. tenham muito medo!!) para ter por aqui um cantinho de DIY aka "Cenas fixes feitas à lá pata que o pessoal normalmente acha sempre giro, mas poucas vezes coloca em prática"
Assim e com algum receio pelas críticas mais pesadas, sobre o público mais sensível, aqui fica o meu primeiro DIY (cada vez que digo DIY sinto-me extremamente elegante!)
Projecto Natal 2014 by "Há vida para além da massa de atum" do blog Ovelha Negra e do Coisas e Coisinhas, foi o impulso necessário para fazer o meu primeiro DIY (hihihi, dainty!!)
Um candeeiro garrafa com luzes de Natal!! Vi uma vez uma imagem no Pinterest de um cadeeiro assim e fiquei logo fã, fiquei com isto na cabeça e tinha de o fazer!
Na verdade, o que mais me preocupava era o passar do fio pela garrafa, nas fotos que via, o fio não saía pelo gargalo da garrafa, logo significava que a garrafa devia ser furada para o fio passar mais perto da base da garrafa. Ora, foi aqui que fiquei a pensar, furar uma garrafa de vidro?? Oh Diabo!!! Isto vai correr mal! Mas não! Fui ao Leroy Merlin (ou será Lerroi Merline, olha, é aquele do Querido mudei a Casa!) e perguntei por brocas para furar vidro (ainda pensei para mim, este gajo vai-me já dizer: Brocas para vidro? Você tá maluco ou quê pah??!!), mas, prontamente o senhor me indicou a zona das brocas para vidro! Reparei que havia vários tamanhos, e sabendo que tinha de passar o fio das luzes pelo buraco, resolvi comprar a broca de 8mm, o que mostrou ser a escolha acertada. Bullseye baby!!
Como fazer e o que precisam:
Material:
  • 1 garrafa (ninguém diria!)
  • 1 cordão de luzes de natal (escolhi brancas e fixas, sem piscar, pois assim o cadeeiro serve para todo o ano e não fico com o blink blink habitual do natal)
  • 1 broca para vidro (8mm)
  • Berbequim ou aparafusadora
  • Fita cola
  • Arame macio e maleável
  • Água corrente
  • 2 conetores de fio eléctrico (há vários tipos eu usei deste tipo), ou se tiverem instinto MacGyver podem usar apenas uma fita isoladora :)
  • Ter a conta da EDP paga para que possam depois ligar as luzes
  • Paciência

Como fazer:
  1. Na base da garrafa escolham um local onde querem fazer o furo, colem um pedaço de fita cola na zona onde vão furar para a broca não deslisar
  2. Coloquem a zona onde vão furar debaixo de uma torneira com água a correr, para que quando iniciarem o furo a zona de perfuração esteja sempre a ser molhada.
  3. Já com a broca colocada no berbequim, com suavidade iniciem a prefuração da garrafa, deixem o berbequim furar sem exercerem pressão.
  4. Aqui metam alguma paciência, pois o furo demora algum tempo, claro que isto depende da grossura da garrafa! No caso que vos mostro foram cerca de 15m
  5. Após o furo feito sequem a garrafa
  6. Cortem o cordão de luzes a cerca de 8cm da ficha
  7. Com o arame amarrem as pontas cortadas do fio na parte das luzes e a outra ponta do arame insiram no gargalo da garrafa guiando o arame até ao furo que fizeram, puxem o arame pelo furo, fazendo com que o cordão de luzes entre dentro da garrafa, vão ajudando com a outra mão a passar as lâmpadas pelo gargalo da garrafa.
  8. Com todas as lâmpadas dentro da garrafa, deixem o restante fio sem luzes fora da garrafa, agora com os conectores, juntem os fios do cordão com os fios da ficha que cortaram, de forma a terem novamente o cordão inteiro.
  9. Agora liguem à corrente eléctrica e curtam o vosso novo candeeiro!
  10. Se por acaso ainda tem a água a correr (que vos falei no segundo ponto), epá vão lá fechá-la que o preço da água está pela hora da morte!
Minutos Felizes!! (E iluminados!!)


8 comentários:

  1. A-DO-REI! Também precisei do projecto de Natal para abrir o precedente do DIY lá no blog, mas vai correr bem, vais ver! E é mesmo verdade - vemos os projectos e achamos giros mas não os colocamos em prática (shame, shame) Cntudo este está a pedir-me para ser colocado em prática :)
    (Quanto ao curso, tenho de ter a máquina primeiro eheh - mas sim, bora lá ser colegas :D)

    ResponderEliminar
  2. Ficou um candeeiro original e tão lindo.
    Gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Lindo, Luís, como tudo o que sai da tua criatividade!
    Beijinho da Susana
    http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca gostei de qualquer tipo de artes (vá, estou a exagerar, há algumas exceções bem fixes ;) ), mas este candeeiro está demais :) Fica mesmo giro :)
    Os senhores do Leroy Merlin são eficientes, ao que parece, ao contrário dos do Lidl, que nem sabem o que é bicarbonato de sódio :P

    ResponderEliminar
  5. Que espetáculo!! Adorei!! :D Ainda bem que o nosso projeto te fez pôr as mãos noutra massa...que ficou tão espetacular quanto as "massas" culinárias :P hehe
    E obrigada pela participação :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar