Rolo de salmão

sábado, 10 de maio de 2014

Não posso dizer, que hoje vos trago uma receita completa. Não posso não! É antes de mais, uma ideia para preparem um peixinho, que podem acompanhar com aquilo que mais gostarem. É uma sugestão saudável e divertida.
Um dos grandes desafios na cozinha, é fazermos algo novo, com aquilo que não o é! Transformar as coisas, usar outras técnicas, alterar texturas, cores, impulsionar sabores, etc..
Por cá, usamos muito salmão, pois, fazemos muito sushi, não sabiam? Aii então!? Ora conheçam lá, este meu outro projecto.. 
Ora, algumas vezes sobra salmão, e se sobra salmão, é certo que vamos ter refeição de salmão! Muitas vezes faço papelotes ou uns folhados de salmão, desta vez quis fazer algo diferente.
A pensar ainda no formato de um rolo de sushi, inspirei-me, e fiz este rolo de salmão com folha de couve. No final, cada fatia do rolo pode ser servida com uma saladinha (que o tempo já pede por elas) ou por outro acompanhamento que gostarem.

Esta publicação, vem também no seguimento do desafio Receita Saudável que a Maria do Limited Edition lançou, e eu aceitei na hora! Não só pelo tema, mas também, por ser um blog que adoro seguir. Esta miúda, além de receitas, tem também um sentido de humor top! Passem por lá que vale a pena!! ;)

Ingredientes
2 tranches de salmão
1 couve lombarda
Q.b cebolinho picado
Q.b sal
Q.b pimenta preta
Q.b limão
Q.b azeite

Preparação

Separem as folhas da couve, retirem os talos maiores e cozam as folhas com água e sal, apenas o tempo suficiente para ficarem macias, mas não totalmente cozidas. No final retirem-nas para uma taça de água fria para arrefecerem e escorram-nas.
Abram uma folha de papel de alumínio em cima da vossa bancada/mesa e disponham por cima as folhas de couve de forma a cobrirem um quadrado de 20x20cm (claro que as medidas vão depender do tamanho das vossas tranches de salmão, quanto maiores, mais couve vão precisar, o importante, é pensarem que têm de ter couve suficiente para enrolar todo o salmão).
Temperem as tranches com sal, pimenta preta, sumo de limão, cebolinho e um fio de azeite, massagem bem as tranches com todos os temperos.
Já com a couve na folha de alumínio, coloquem as tranches logo no inicio da folha, e vão enrolando, como se fosse uma torta. Tenham cuidado para a folha de alumínio não ficar enrolada juntamente no rolo, pois, só se pretende que a folha de alumínio fique por fora do rolo, quando tiver todo enrolado, apertem o rolo, torcendo as duas pontas da folha de alumínio, como se estivessem a apertar o papelinho de um rebuçado.
Levem ao forno a 180º cerca de 20m, tirem a folha de alumínio e sirvam.
Minutos Felizes!







19 comentários:

  1. Que belo rebuçado Luis!
    Sabes que só há pouco tempo descobri que o sushioncake era teu! :)
    Que fixe, desejo muito sucesso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia! Vou copiar ;)
    bfs

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia fantástica e uma apresentação de chef!

    ResponderEliminar
  4. Tão simples, tão original e tão saudável! Ideia Top! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Tão linda a tua participação no nosso desafio! Só tens arrancados elogios às meninas! ;) Mal posso esperar para experimentar!! Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que ideia bem engraçada! Além de saboroso, fica uma apresentação muito bonita :)
    Não conhecia esse desafio, mas parece-me bem interessante!

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Que ótima ideia! parabéns pela receita tão diferente e deliciosa!

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Lindo. Se for com sobras de salmão será que esmagado consegue ter consitência para ficar enroladinho? Tenho de experimentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mesmo com sobras, fica top! Como é um peixe gordo, as sobras acabam por se unirem quando cozinhado, ficando na mesma um rolo certinho! ;)

      Eliminar
  9. Adoro sushi :)
    Quando fizeres um workshop em Coimbra estarei lá! Vou ficar atenta :)
    E este rolo? Perfeito!!!
    Está com um aspecto delicioso :)
    A couve a enrolar ficou um encanto!
    Dá prazer só de olhar para esta maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Ok, gostava também mesmo de ir a Coimbra, quase que já fui, mas não cheguei a ir.
      Obrigado!! :)

      Eliminar
  10. Não sabia que eras um Mestre do sushi :) Confesso,que só de há 2 anos para cá é que me converti, depois de ter ido a um restaurante realmente bom.
    Fiquei de água na boca ao ver aquelas delícias que tens na outra página!! Quando houver um workshop mais para o Norte, avisa!!!
    Adorei esta tua sugestão, salmão é o peixe preferido por aqui, por isso adoro receitas novas para o confeccionar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adorei esta sugestão Luís!! Simples e fantástica!! Ainda por cima com salmão que é um peixinho tão apreciado cá por casa - e sim, também adoramos sushi, fizemos workshops para aprender e agora fazemos várias vezes pela nossa cozinha ;) Vou levar comigo esta ideia e ver se a ponho em prática um dia destes :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar