Coelho em vinho do porto com arroz de shiitake

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ontem deitei-me e pensei em ti! Parece que te senti a tua presença e que estavas ao meu lado. Fechei os olhos e falei contigo. Senti a tua força e a vontade que tinhas para que a minha vida fosse a mais feliz de todas! Há momentos que sinto como se estivesses mesmo aqui, e isso faz-me bem. Obrigado! 
O almoço de hoje foi um arroz de coelho, com arroz malandrinho, como tanto gostavas. Um beijo mãe!
Uma sugestão simples e saborosa, tal como a vida deve ser vivida ... com simplicidade mas cheia de sabor! Fiquem com a receita e tenham MINUTOS FELIZES!

Ingredientes (4p)
1 coelho
500 ml vinho do Porto
300 ml vinho tinto
50ml vinho branco
4 dentes de alho
2 cebolas pequenas
1 cenoura grande
200gr arroz
600ml caldo de legumes (Podem ferver a água com um ramo de legumes [Uma cenoura cortada ao meio, um ramo de salsa, uma folha de louro e um alho francês cortado ao meio], ou se quiserem atalhar usem um cubo de caldo)
Q.b Shiitake (usei os da ii - shiitake em troncos, são mesmo muito bons e esta malta aceita encomendas)  
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
1 ramos de salsa
Q.b azeite
Q.b sal
Q.b noz-moscada
Q.b pimenta preta

Preparação
Num tacho quente coloquem um fio de azeite o coelho cortado em pedaços, uma cebola cortada ao meio, cenoura cortada em pedaços, três dentes de alho cortados ao meio, uma folha de louro, o ramo de tomilho, temperem com noz-moscada, pimenta preta e sal e deixem alourar o coelho de todos os lados, se seguida juntem o vinho do Porto e o vinho tinto deixem levantar fervura, reduzam o lume para o mínimo, juntem o ramos de salsa e deixem ferver em lume brando cerca de 45m.

Salteiem os shiitake, com um fio de azeite, sal e pimenta preta e reservem.


Quando faltar +-10m para o coelho estar cozinhado, comecem o arroz. Num tacho coloquem um fio de azeite e uma cebola picada, deixem a cebola fritar até começar a ganhar cor, juntem uma folha louro, um alho picado e juntem o arroz, deixem o arroz fritar ligeiramente, e de seguida juntem o vinho branco e deixem o arroz absorver todo o vinho. Após absorvido o vinho, juntem o caldo em duas partes, esperem que o arroz absorva a primeira parte e juntem o restante de seguida (o caldo tem de estar a ferver, para não parar a cozedura do arroz). Antes de colocarem a última parte do caldo, coloquem algumas colheres do molho da cozedura do coelho e juntem os shiitake que saltearam. Mesmo no final juntem um pouco de salsa picada ao arroz, mexam e sirvam de imediato com o coelho.


Minutos Felizes! 

11 comentários: