Açorda de gambas, tomate e gengibre com robalo salteado e palha de alho francês.

quinta-feira, 17 de abril de 2014


No meu post da participação no concurso "Melhor Blog de Culinária Português" da Teka Portugal, falei-vos do meu prato, foi uma açorda de gambas, tomate e gengibre com robalo salteado e palha de alho francês. Este prato mereceu a aceitação do júri do concurso, pelo que, devo partilhar também com vocês, como fiz este prato, pois é um prato que eu próprio adorei comer e me dá (e deu) Minutos felizes!! Experimentem também, e que no final, sejam inundados com Minutos muito felizes!


Ingredientes (2p)

1 robalo
4 gambas
1/2 pão (sem côdea e partido em pedaços)
2 dentes de alho (picados)
2 gemas
2 tomates maduros (sem pele e sementes, e cortado em cubos)
1 colher de chá de gengibre fresco (ralado)
1 molhinho de coentros
4 raminhos de tomilho
1/4 alho francês
Q.b azeite
Q.b sal
Q.b pimenta preta

Preparação

Açorda

Dêem uma cozedura* às gambas (não deixem cozer muito, só o suficiente para largar a casca) com água e sal, retirem-nas e coloquem-nas em gelo e reservem a água da cozedura. Com as gambas frias cortem-nas em pedaços pequenos. (podem optar por deixar inteiras)
Retirem os lombos ao robalo, reservem-nos com os raminhos de tomilho, cozam* a espinha e a cabeça do robalo em água e sal e reservem a água.
Juntem a água da cozedura das gambas e do robalo, coloquem o pão partido numa taça e vertam a água por cima do pão, até estar ensopado, mas não em demasia.
Num tacho coloquem um fio de azeite e juntem o alho picado, deixem fritar cerca de 10 segundos e juntem o tomate em cubos, deixem fervilhar até o tomate estar desfeito, juntem o gengibre ralado, mexam, juntem o pão ensopado e deixem ferver tudo e vão mexendo para não agarrar, se necessário adicionem mais um pouco de água das cozeduras, quando tudo estiver já bem ligado e com uma textura homogéneas, adicionem as gemas e mexam rapidamente, juntem as gambas, mexam, deixem fervilhar mais um pouco, juntem um pouco de pimenta preta, retirem do lume, juntem os coentros picados, mexam tudo e reservem.

Robalo

Retirem os raminhos de tomilho, cortem os lombos em tranches, juntem numa frigideira um fio de azeite, e com a frigideira bem quente, coloquem as tranches com a pele para baixo na frigideira a saltear, temperem com umas areias de sal e um pouco de pimenta preta (mesmo pouco), deixem saltear até começarem a ver o peixe a ficar dourado por baixo e estar quase totalmente cozinhado por cima, virem o peixe, deixem estar cerca de 20/30 segundos e retirem, mantenham a pele do peixe para baixo, antes de servir, para os sucos não saírem.

Palha de alho francês

Cortem no sentido do comprimento um pedaço de alho francês com cerca de 7cm, em tiras muito finas, aqueçam num tacho um pouco de óleo, quando estiver quente, juntem as tiras do alho francês e fritem até começarem a ficar douradinhas, retirem para um papel absorvente, temperem com sal e pimenta preta.

Empratamento


Num prato fundo, coloquem a açorda, o robalo com a pele para cima, um fio de azeite e terminem com a palha de alho francês crocante por cima.


Minutos Felizes!!


* (Retirem toda a espuma da cozedura com uma espumadeira ou passem a água, no final, por um pano)

25 comentários:

  1. Este vou guardar, tenho que "tentar" replicar.
    Feliz Páscoa, bjs

    ResponderEliminar
  2. Não aprecio açorda faz-me lembrar quando era pequena e a minha batia-me para a comer.
    O meu marido fez uma vez açorda de bacalhau e até que não desgostei.
    Como se costuma dizer os olhos são os primeiros a comer e os meus adoraram este prato.
    Os ingredientes são ao meu gosto e o aspecto esta divino,tenho a certeza que o sabor ia-me surpreender.
    Muitos parabéns.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Nhammy ...parece-me muitíssimo bem :)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Qué plato más delicioso y qué presentación más bonita. Nos parece una receta muy conseguida.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  5. Quando vi o título da receita fiquei logo a imaginar o quão bom esta criação deve ser. E ao ver as fotografias fiquei a "babar".
    Parabéns pela vitória, foi mesmo merecida :)
    Boa Páscoa.
    p.s - conto contigo para o meu desafio: http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-alem-da-massa-de-atum-desafio.html

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns, a receita é mesmo merecedora de tal reconhecimento!

    ResponderEliminar
  7. Esta açorda deve ser maravilhosa! O prato está com uma apresentação linda! Parabéns pela vitória, deve ter sido um momento inesquecível!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu estava à espera da receita, e rápido chegou, boa! Quando conseguir recriar darei notícias ;)

    ResponderEliminar
  9. Não sou fã de açorda mas confesso que o aspeto deste prato me deixou completamente a babar. Era capaz de jantar novamente agora mesmo só para o poder provar ;)
    Adorei a ideia, a conjugação de ingredientes e toda a confeção...todos foram justos finalistas mas, depois de ver isto, uns enormes Parabéns pela vitória que acredito piamente que tenha sido bem merecida :)
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Que delícia!! Muitos parabéns Luís! Também vou tentar replicar com a palha de alho francês e tudo ;) Beijinhos e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  11. Eu estou a comer com os olhos, que beldade! Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  12. Que-óptimo-aspecto! (salivo) Eu adoro açorda e até à data ainda não fiz uma! E essa palha de alho francês é assim só "O" requinte. :)

    ResponderEliminar
  13. O que eu gosto de açorda Luís! :)
    Enche bem o olho este teu prato, ficou lindo e dá vontade de comer, de tão inspirador.
    De certeza que são minutos felizes a saborear.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Só o nome já é uma tentação e as fotos deixaram-me de água na boca e é uma receita que vou testar com certeza!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Por aqui se continua a fazer pratos que alegram o olho e despertam o pecado da gula! Parabéns, mais um prato delicioso e requintado qb! Embora nem sempre comente, o certo é que não perco os seus post! Continue! Eu agradeço:) Manuela

    ResponderEliminar
  16. Não resisto a uma boa açorda mas confesso que fiquei fascinada com essa palha!

    ResponderEliminar