Pão de trigo integral e sêmola de milho

quinta-feira, 27 de março de 2014


Pão, ai pão! Ora pensem lá num pedaço de pão, a acabar de sair do forno, agora barrem uma fatia desse pão com manteiga! É bom não é!? Ui ... se é! O pão é um alimento super versátil, faz-se de tudo com pão, é incrível! Agora fazermos o nosso próprio pão, é algo que todos, pelo menos um dia na vida, deveriam fazer! Arregaçar as mangas e trabalhar a massa com as nossas próprias mãos, assistir à magia da fermentação da massa, e por fim levar ao forno e olharmos para a porta do forno, com aquele ar "hihi o meu pão está tão bonito". Coisas que sabem mesmo bem! Foi isso que fiz. Com vontade de comer pão caseiro , resolvi fazer um pão mais dado ao saudável, farinha de trigo integral e sêmola de milho e algumas sementes, foram estes os ingredientes selecionados. Tão bom! Experimentem esta receita, ficam com um pão integral cruzado com broa. Ora feito o pão, houve direito a pequeno almoço com pão a fumegar e mais tarde a um lanche reforçado.




Ingredientes

800 gr de farinha de trigo integral
200 gr sêmola de milho
20 gr de fermento seco
2 colher de sobremesa de sal
6 dl água morna
Sementes de girassol
Sementes de chia

Preparação

Misturem a farinha, a sêmola, o sal, o fermento e as sementes. Façam uma concavidade no meio e juntem a água. Envolvam a farinha e a água, com uma colher ou garfo, até começarem a ficar com uma massa com a consistência ideal para ser trabalhada com as mãos. Quando a massa já estiver toda ligada, toca a puxar pelos braços, e amassem bem a massa, pancada nela! Depois de bem trabalhada, cerca de 10/15m a sovar à "Rocky Balboa", deixem a massa numa taça, polvilhada com farinha, tapada com um pano humido e deixem levedar num lugar quentinho cerca de 1hora. Eu cá, ligo o forno a 120º cerca de 10m desligo e coloco lá a massa a levedar.
No final da massa levedada, façam um corte em forma de "X" na massa, coloquem num tabuleiro de forno com papel vegetal, e levem ao forno cerca 30/40 m a 200º

No final, tirem do forno e provem o vosso trabalho. Por cá foi logo que saiu com manteiga e mais à tarde serviu para um lanche bem à maneira, Uma boa fatia de pão com um belo ovo estrelado com oregãos.

Minutos Felizes!

16 comentários:

  1. Adoro fazer pão e ainda ontem fiz ,depois o que sobra congelo e como durante a semana
    Eu uso a mfp pois tenho tendinites e custa-me muito amassar.
    Amasso só para tirar o ar quando a tiro da maquina.
    Esse ficou lindo e bem ao meu gosto
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tu tens desculpa com a tendinite! :D Eu também congelo, é a melhor solução sem dúvida! ;) Beijinho

      Eliminar
  2. Un pan excelente y saludable 100%.
    Y con ese huevo estrellado, qué delicia!!!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. O que eu gosto de pão caseiro... é tão diferente e podemos sempre colocar aquilo que mais gostamos!
    Gostei muito desta versão, essa ideia do ovo deixou-me a salivar :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita!!!!

    beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Podes trazer o pão, que logo se arranja mais alguma coisa ;)
    Ficou uma maravilha. Muito bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Fazer pão e prová-lo quentinho é mesmo um prazer, adoro! Mas a parte de pão integral cruzado com broa, convenceu-me a experimenta-lo...é que eu gosto muito de broa, só não gosto do facto dela não ser muito boa para mim, em termos de saúde quero eu dizer :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que bonito pão!! Adoro pão quente acabado de fazer... Não resisto aquele cheirinho! E fico logo a imagina-lo com manteiga a derreter ou um bocadinho de doce :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Eu sou perdida por pão. Aliás, acho que é o meu pecado capital, pois não resisto a um pão fresco e quentinho!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar