Spaghetti Monster - Esparguete com almôndegas e parmessão

segunda-feira, 24 de março de 2014

I'm back! Olá! Estou feliz por estar de volta aos palcos digitais! Yeahhh!
O meu regresso vem com uma sugestão que faz recordar tempos de infância, ou sei lá, talvez o IKEA, aquelas almôndegas suecas com esparguete, bem, as minhas de suecas não têm muito, a carne era portuguesa a cebola e o tomate do quintal, bem o esparguete, tenho de ir ver ao pacote, mas deve ser da comunidade europeia. Já agora, sabem o que é o Pastafarianismo? Se vos dizer: uma religião onde há um criador sobrenatural chamado Monstro de Espaguete Voador (Flying Spaghetti Monster), formado por esparguete e almôndegas. What?? Pois, eu também fiquei de boca aberta, espreitem aqui no Wikipédia.
A minha sugestão não se trata de nenhum criador sobrenatural, apenas um simples prato, rústico de esparguete, almôndegas caseiras e parmesão (muito.. que eu gosto!!). 
Um dia destes vi uma receita no Chilli Com Todos e despertou-me para esta receita que vos trago hoje. Já agora espreitem o site do Srº Chilli, vale a pena, olhem que vale mesmo!!

Ingredientes (4p)

Almôndegas
6 febras porco (claro que é facultativo o tipo de carne, eu fiz de porco, porque... já só tinha porco no congelador:)
4 tomates médios, pelados, sem sementes e aos cubos (em caso de preguiça: 2 pacotes de polpa de tomate:)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 courgette cortado aos cubos
50 ml vinho branco
1 colher de sopa de concentrado de tomate
Q.b sal
Q.b noz moscada
Q.b salsa fresca picada
Q.b azeite
Q.b oregãos
Q.b pimenta preta

Esparguete
350 gr esparguete
Q.b sal
Q.b salsa fresca picada
Q.b azeite
Q.b parmesão ralado na hora

Preparação

Almôndegas

Num robot de cozinha, triturem a carne com os temperos, sal, noz moscada, azeite, oregãos, um fio de azeite, pimenta preta e salsa fresca picada. No final de triturada façam pequenas bolas com a carne, dando o formato de almondegas. 
Num tacho com um bom fio de azeite, salteiem as almondegas de todos os lados, de forma a que fiquem com uma crosta a toda a volta. No final de salteadas retirem as almondegas e reservem, no azeite onde saltearam as almondegas, juntem a cebola picada e deixem alourar ligeiramente, juntem o alho e o concentrado de tomate, mexam e deixem fritar um minuto, juntem o vinho e deixem ferver para que o álcool seja libertado. Juntem agora o tomate aos cubos e deixem ferver em lume branco até o tomate começar a ficar desfeito. Juntem a courgette cortados em cubos e deixem ferver até terem o molho já mais apurado (cerca de 7m), juntem as almondegas ao molho, retifiquem com um pouco de água se necessário e deixem ferver cerca de 10m. No final, desliguem o lume, juntem os oregãos, mexam e deixem apurar.

Esparguete

Numa panela, com sal e bastante água já a ferver, juntem a massa e deixem-na no ponto que mais desejarem, eu adoro "al dente" (7/8 m). Ainda com alguma resistência ao trincar mas cozida. Escorram a massa, mas não em demasia, para que ainda fique com alguma humidade e pprevenir para que não cole. Juntem um fio de azeite e salsa fresca picada. Envolvam. 

Empratem o esparguete com as almondegas com o molho e ralem por cima um pouco de parmesão na hora! Minutos felizes!!! Oh Yeah!! Super Minutos felizes!!!

Sejam felizes!

25 comentários:

  1. Que bom!! e que lindo pratinho de massa nos trazes e tão simples e deliciosa, mesmo como a adoro!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. O blog está diferente ou é impressão minha?
    Que refeição fabulosa: comida de conforto no seu melhor.

    (Sabias que tens aquela coisa aborrecida da veriificação nos comentários...?)

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    P.S.: Há um novo passatempo no blog! :)


    ResponderEliminar
  3. Ola Ana, sim, está com a cara lavada... :)
    Pois não sabia, que estava com a verificação nos comentários :/

    ResponderEliminar
  4. Gostei do novo look do blog.
    O prato agradou-me e muito,seria um almoço perfeito.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Adorei o nome da receita, fez-me dar uma risada! Que bom aspecto ;)

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestão mesmo apetitosa, acho que cá em casa todos vão gostar!

    ResponderEliminar
  7. Adoro a imagem do blog, super fresca, assim como as fotos que são impecáveis. Quanto à receita - que maravilha!
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ora ai está três coisas que adoro: esparguete, almôndegas e parmesão! O aspecto então nem se fala...tentador.

    Parabéns pelo espaço! Não conhecia e adorei, já me tornei seguidora ;-)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Qué plato más rico!! En casa sería un éxito seguro: nos encanta...
    El nuevo diseño del blog, un acierto, nos gusta mucho.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  10. Ainda estou para ver se essa informação sobre o pastafarianismo me irá provocar pesadelos com um prato que adoro ;)
    Massa e almôndegas não há quem não goste, pelo menos, por estes lados! Se o monstro do pesadelo tiver o aspecto do teu prato, o fim será certamente comigo a devorá-lo hihi
    Beijinhos
    P.S. Muito "clean" o teu novo visual, ficou giro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gori!! :) Parece-me um fim perfeito para o sonho!! Hehe

      Eliminar
  11. um look bem giro para o blog, adorei.
    e um pratinho que gosto bastante, e ficaram lindas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bem, gostei.

    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Antes de mais, muito prazer :)
    Um bom prato, simples e reconfortante com os melhores produtos - portugueses sem dúvida alguma - é sempre algo que nos consola a alma!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha a primeira vez que aqui venho e sou logo recebida com este belo prato de massa!
    Muito bom
    Um abraço
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá Luís!
    Fico muito feliz por estars de volta. E voltaste em grande, com um pratinho delicioso e que tanto apetece nestes dias frios de uma Primavera preguiçosa. ;)
    Gosto de novo look do blog, muito cool. ;)
    Um abraço.

    ResponderEliminar