Tacinhas crocantes - uma entrada de última hora

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014



Esta sugestão, pode bem ser, uma boa dica, para aqueles momentos em que alguém marca um jantar de amigos para as 20:30 e ligam-vos meia-hora antes a avisar: "Olha jantarinho hoje lá em casa! Podes trazer qualquer coisa, um vinho, uma sobremesa ou uma entrada." 

Ok! Vinho! Está feito! Tempo de preparação, 5 minutos na fila do supermercado! Yeah!!
Mas espera lá!! Estou a sentir uma ligeira urticaria nas mãos, ahhh é ele! O Bicho da cozinha!! Tenho de fazer qualquer coisa de comida. Entrada ou sobremesa? O relógio não pára! Primeiro intuito ligar o forno a 200º! (Pois é estranho, mas é verdade, comecei ao contrário! - feitios!) Ok, próximo passo, o que vou fazer, ah ah, já sei! 6 folhas resistentes folhas de massa brick que tinha no frigorífico, muitos ovos da galinhas da capoeira dos meus pais, (ovos de galinhas felizes, como diria o nosso amigo Jamie Olivier), parmesão, amêndoas, sementes de chia, fiambre e bacon! Ok, temos entrada! 10m depois estavam prontas, tacinhas crocantes para toda a gente! Deixo-vos a receita (é quase uma receita, não chega bem a ser!) para que possam fazer nos momentos de aperto, ou então, em qualquer outro momento! :) 

Como o tempo não foi muito, as fotos, foram uma aventura! Enquanto as taças estavam no forno, monto rapidamente o tripé, e deixo já tudo preparado para a foto, saem as taças do forno, disparo uns tiros e ainda tive tempo para brincar um pouco com o "acende a luz, apaga a luz", desligo tudo e saio disparado com as taças para o jantar. Ufa!
A sacana da máquina já não está a responder ao que vou querendo fazer, mas a FUJIFILM FinePix, ainda vai ter que aguentar mais uns tempos, que "aquela coisa, com que se compra melões" não abunda. :)

Minutos felizes!!


Ingredientes (6p)


6 folhas de massa brick
6 ovos
3 fatias de fiambre
Q.b bacon em pedacinhos (usei o bacon da Casa da Prisca)
Q.b amêndoa palitada
Q.b parmesão ralado
Q.b pimenta preta
Q.b sal
Q.b azeite
Q.b sementes de chia

Preparação

Com um pincel, passem um pouco de azeite em taças de ir ao forno, dobrem as folhas da brick de forma a fazer um cesto dentro da taça. Coloquem o fiambre no fundo da taça, juntem a gosto, um pouco de parmesão e bacon, coloquem ovo inteiro por cima, temperem com um pouquinho sal (já temos o queijo) e pimenta preta, juntem mais um pouco de parmesão e por fim as amêndoas. Pincelem com uma gema de ovo as pontas da massa, espalhem umas sementes de chia, levem a forno quente a 200º cerca de 5 a 10m, depende como gostarem do ovo, por cá, é com molhinho! Tirem do forno, peguem numa colher e tenham .... Minutos felizes!! :)

35 comentários:

  1. Retribuindo a passagem que fez pelo Cem manias, acabo de descobrir este blog fantástico! Receitas que fazem um simples menú parecer um manjar opíparo, fotos giras, e um texto descontraído, revelador de uma forma de estar engraçada! Resultado? Vai ver-me por aqui mais vezes:) Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado, agora fiquei babado com as sua palavras!! :) Hehe

      Eliminar
  2. Minutos felizes e deliciosos é o que é!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa ideia. Eu também costumo fazer umas tacinhas de massa brick ou philo, levo ao forno nas formas de cupcackes e depois recheio a frio ou recheio e levo tudo junto como fizeste. Este recheio parece-me ótimo, com o ovo... hum! Acho que vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana, também já vi no Deliciosa Paparoca as tuas tacinhas! ;)

      Eliminar
  4. Vim conhecer os minutos com os tachos e adorei o que vi :-)
    Belas entradas e tão simples
    Beijokas

    ResponderEliminar
  5. Uma entrada simples, mas vistosa....ou como dizes, brutal! :) estou a adorar as falas nas fotos e gostei muito de conhecer o blog, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. :-D Adorei a descrição desses 30 minutos! :-D A massa filo é o máximo, dá sempre para fazer coisas todas catitas, com um ar fantástico como estão estas tuas tacinhas!

    ResponderEliminar
  7. mesmo com os minutos contados saiu uma entrada com muito bom aspecto, e que combinação de ingredientes, ficou perfeita.
    As fotos estão muito giras e mostram bastante bem a delicia que é esta sugestão.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. ficaram com um óptimo aspecto. e sabes, até podes acrescentar que é uma receita funcional: é o que dizem de todas as receitas que levam chia!! ;) beijinho (ah e ontem também tinha robalos a descongelar, acabei por seguir a tua sugestão do instagram e assei-os com o papel de alumínio!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receita funcional ... está registado! :) O papel de alumínio é uma boa dica :)
      bjs

      Eliminar
  9. Que aspecto mais tentador!
    Belas tacinhas...já apetecia!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Deve ser tão bom!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  11. Que tacinhas tão apetitosas e tão belamente abastecidas!

    ResponderEliminar
  12. Que tacinhas lindas!adorei a ideia e a apresentação.Adoro masa filo e brick.
    bjns

    ResponderEliminar
  13. Que lindas!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto!!! Delicado e tão lindo... Adorei!
    E com esses sabores estava certamente deliciosa.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  15. Uau estão mesmo muito bonitas!! Imagino os "cracks" a cada dentada! :)

    ResponderEliminar
  16. Praticamente todas as semanas me acontece isto... andar aqui pela blogosfera e, de repente, uma fotografia ou uma receita, de um blog que ainda não conheço, chama a aminha atenção. Abro o blog e penso "Como é que eu ainda não conhecia este blog?"!! Foi precisamente isso que me aconteceu hoje ;)
    Parabéns! Tens um blog fantástico, com ótimas receitas, fotografias espetaculares e aquela pitada de humor que fica sempre bem.
    Beijinhos
    Vânia

    P.S: Sim, podia ter deixado o meu comentário noutras receitas, mais recentes, mas teve mesmo de ser nesta porque adoro tacinhas destas com massa brick e tudo e mais alguma coisa :)

    ResponderEliminar