Frango na caçarola e a batata doce

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Batata doce, mas que tubérculo! Adoro esta menina! Frita, no forno, em puré, tantas formas de a cozinhar e é tão bom, e também faz muito bem!! Inverno e a chover, nesta época adoro comidas invernais, comidas de conforto, quentinhas, cheias de sabor. Sabores mais pujantes e aromáticos. Com esta ideia, nasceu este prato, fazer um prato de inverno, quentinho, aromático e delicioso. 
E o que sai na rifa? Um frango na caçarola, com legumes, vinho tinto e alecrim acompanhado com umas batatas doce no forno. A "mais que tudo" também gostou muito, e olha, que é uma "júri" difícil! :)

Liguem a lareira, ou o aquecedor (que é o meu caso), acedam uma vela, abram uma garrafa de vinho, metam uma música bem catita, uma soul music, p.e, a Iyeoka Okoawo com o Simply Falling, e bora aos tachos! E claro metam a mesa e recebam o vosso/a "mais que tudo" num jantarinho de inverno cheio de conforto! ;) Minutos felizes!

Fiquem com estes Minutos! 


Ingredientes

4 Coxas de frango
1 raminho de alecrim
4 batatas doce
1 cenoura, cortada em cubos
1/2 courgette, cortada em cubos(sem sementes)
1 cebola, cortada em pedaços
2 dentes de alho, cortados ao meio
125 ml Vinho tinto
Q.b Sal
Q.b Pimenta Preta
Q.b Azeite
Q.b Manteiga


Preparação

Comecem já pelas batatas, lavem bem as batatas, temperem com um pouco de sal, embrulhem em folha de alumínio, levem a forno quente a 200º e deixem assar cerca de 25m, ou até estarem macias.
Numa caçarola quente, coloquem um bom fio de azeite e juntem, a cenoura, o courgette, a cebola e o raminho de alecrim, mexam um pouco. Juntem o alho e o frango, deixem o frango cozinhar dos dois lados, até ficar selado, refresquem com o vinho tinto, temperem com sal e pimenta preta (se gostarem podem também adicionar um cravinho), e deixem ferver um pouco. É importante que o caldo esteja um pouco acima do meio da caçarola, caso tenha pouco caldo, acrescentem um pouco de água, ou até, porque não, uma cerveja. ;) Deixem cozinhar o frango até estar bem suculento. Como o tacho que usei não tem pegas de borrachas, levei a caçarola ao forno com o grill ligado, para que o a parte de cima do frango ficasse ligeiramente assada, para ajudar pincelem o frango com um pouco de manteiga ;) Cerca de 5m e está feito.

Agora tirem a caçarola do forno, partam as batatas doces em pedaços e juntem à caçarola do frango. Encham os copos de vinho e tenham .... Minutos Felizes!!




19 comentários:

  1. eu também faço odes à batata doce!!! ficou com óptimo aspecto o teu frango, não admira que a menina tenha adorado também... ;) beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta combinação, gosto tanto de batata doce :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Em Angola comia muito batata doce, fazia-se um fogueira e colocavam-se no meio da brasas,era tão bom.
    Aqui raramente compro.
    Achei o teu frango uma delicia.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. Muito bom!! Também adoro batata doce e é um alimento nutricionalmente muito interessante. A "mais que tudo" deve ter adorado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade é um super alimento!! :) Sim, ela adorou! :) E eu também adorei o facto dela adorar! :)

      Eliminar
  5. Adoro batata doce! Que bela refeição.

    ResponderEliminar
  6. Que mistura deliciosa!
    Ficou mesmo reconfortante :)

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro batata doce e esta tua combinação tem um aspecto divino!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Nos encantan estos platos invernales tan aromáticos y apetecibles...
    Pollo y patata, qué bueno...
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  9. também adoro batata-doce, em minha casa é muito frequente pratos com este tubérculo,
    já apontei a receita!

    ResponderEliminar