Bebinca (uma gulosice indo-portuguesa)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"Bebinca é uma sobremesa da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
in Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bebinca! Quando ouvi falar não sabia bem o que era, comecei a ver alguns dos ingredientes, açúcar, manteiga, (muitas) gemas, leite de coco, pensei cá para mim... Isto deve ser bom!! 

Uma colega minha falou-me da Bebinca, e fiquei logo curioso, sobre o que seria! Pesquisei um bocadinho, e percebi que esta "bombinha" era coisa para ser muito boa! Uma espécie de bolo por camadas, em que a textura é algo parecida com uma queijada. Os ingredientes são simples, tendo muitas gemas e uma boa quantidade de açúcar (tá tudo dito! :) 
Como se sabe na índia as especiarias têm presença forte em toda a gastronomia, os picantes são diversos e para "acalmar" o bombardeamento de picante, nada melhor que um docinho (bem doce!) :)
Mas também na Bebinca as especiarias marcam presença, em muitas receitas, falam de cardomomo, uma especiaria também muito usada na medicina, super aromática! Outra também muito falada é a noz-moscada. A receita que vi no blog indiano My Jhola, serviu-me de base e inspiração, para fazer este doce indo-português, e assim, lancei-me à Bebinca! :)

Venham daí, pode parecer difícil, mas não é! :)


Ingredientes:

500gr açúcar
300gr farinha
1 chávena de ghee/manteiga clarificada* (explico o que é em baixo)
12 gemas
8 bagas de cardomomo
1 colher de café de noz-moscada
400ml de leite de coco (1 lata)
1/2 colher de sobremesa de sal


Preparação:

Comecemos já pelo forno, liguem o forno com calor por cima e por baixo nos 180º.
Comecem por bater as gemas com o açúcar, até que duplique o volume. Após bem batido, juntem o leite de coco, o sal, a noz-moscada e as sementes de cardomomo esmagadas, batam mais um pouco. Peneirem a farinha e vão juntando aos poucos ao preparado, de forma a que fique tudo bem envolvido.

Barrem uma forma com uma boa quantidade de manteiga e levem ao forno quente, quando a manteiga estiver já a borbulhar, tirem a forma e passem o forno para o modo grill. Na forma coloquem uma a duas conchas da massa, de forma a que cubra todo o fundo da forma, levem ao forno, retirem quando estiver a ficar douradinho por cima, espalhem umas colheres de manteiga clarificada, por toda a superfície e voltem a colocar mais massa fazendo uma nova camada, repitam este procedimento até ter terminado com a massa.

Desenformem ainda quente, e está pronto! Podem servir acompanhado de um gelado de baunilha, limão, rum, nozes, amêndoas, etc..

*Manteiga clarificada
O processo de fazer manteiga clarificada é simples, não sendo por isso, necessário comprar o ghee
Convém que tenham manteiga, não margarina. Coloquem 250gr de manteiga numa taça em banho maria (em lume muito brando), e deixem derreter a manteiga sem mexer, quando a manteiga estiver toda derretida vão verificar que no topo há várias impurezas, como também no fundo há um sedimento, aproveitem só a gordura amarela. Este liquido amarelo é manteiga clarificada, o restante não utilizem.

Minutos Felizes!!! :)



10 comentários:

  1. Olá Luís!
    Nunca comi, mas já tinha ouvido falar.
    A avaliar pelas fotos deve ser muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar mas adorei, é de ficar "doidinha" só de olhar.
    Vou levar!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa boa que isto dos blogues tem é que estamos sempre a aprender uns com os outros. Nunca comi, nem nunca ouvi falar de Bebinca, mas a avaliar pelo aspecto da receita que nos apresentas, bem como pelos ingredientes utilizados, deve ser algo assim meeeessssmmmo bom. Adoraria provar. ;)
    Um abraço. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Célio, estamos sempre a aprender! :) Eu também não conhecia, mas quando ouvi falar, fiquei curioso em experimentar, e cá está! :)
      Abraço!

      Eliminar
  4. Que tentação! Eu sou super fã da bebinca!!! A manteiga é que é uma chatice para mim, mas pronto, uma vez por ano não faz mal! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Pois é... mas como disseste, fazes só uma vez por ano. :) Ou então fazes sem a manteiga ;)

      Eliminar
  5. Fiquei tão curiosa! Que maravilha :) Tenho de experimentar esta gulodiçe boa
    Beijinhos
    Ana do http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar