Um folhado cheio de companhia....

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Esta receita foi daquelas que podemos chamar de “limpa frigoríficos” :) 
No frigorífico tinha uma placa de massa folhada, uma alheira e uma embalagem de cogumelos, no imediato, pensei em fazer um folhado, no entanto à medida que ia fazendo o folhado, fui tendo mais algumas pequenas ideias para compor o “prato” :)
Adoro folhado, alheira, cogumelos …. se gostarem também deste enquadramento de ingredientes, certamente terão também Minutos muito Felizes!!
Fiquem com a receita do folhado de cogumelos e alheira, 
Mirtilos com redução de vinagre e vinho do Porto com mozzarella, ovos mexidos com os talos dos cogumelos e espetada de cogumelos. Comida reconfortante! Minutos Felizes para todos!!!! :D





Fiquem com a receita....


Ingredientes
1 base de massa folhada
1 caixa de cogumelos marron
1 alheira de aves
2 ovos batidos
1 colher sopa de mirtilos com redução de vinagre e vinho do Porto – Casa da Prisca (linha Seduction)
1 bola de mozarella
Q.b Sementes de sésamo
Q.b Sementes de chia  
Q.b Sal
Q.b Pimenta
Q.b Azeite

Preparação

O folhado 
Comecem por fazer o recheio do folhado, retirem a pele à alheira, desfaçam o conteúdo com as mãos e numa frigideira quente, deixem alourar ligeiramente, isto vai fazer com que o sabor da alheira seja promovido. Enquanto a alheira vai alourando coloquem os cogumelos cortados em tiras finas (reservem cerca de 5 cogumelos) e vão salteado os cogumelos com a alheira, até os cogumelos ficarem tenros, mas não em demasia, pois ainda vão cozinhar no forno, cerca de 4m é suficiente. Retirem da frigideira, coloquem num prato largo e deixem arrefecer, quando estiver já morninho, podem colocar 2/3 minutos no congelador para arrefecer, isto vai fazer com que a massa folhada, quando forem a enrolar, não fique mole e permite que a massa cresça de maneira mais uniforme e bonita ;)
Já com o recheio frio, desenrolem a massa folhada, coloquem o conteúdo no meio e fechem o folhado, e com um pincel podem pincelar com ovo batido as bordas da massa para ajudar a selar. Façam alguns cortes com uma faca no topo do pastel, pincelem todo o pastel com o ovo batido, e espalhem sementes de sésamo e chia. Levem a forno quente a 200º cerca de 15 a 20m, vão espreitando, quando a massa folhada estiver douradinha e bem folhadinha, tirem e reservem para o empratamento. (quando levarem o folhado ao forno, coloquem também os 5 cogumelos que reservaram no tabuleiro do forno, sem os pés, temperem com sal e um bom fio de azeite)

Os ovos mexidos 
Aos restantes ovos que usaram para pincelar o folhado, juntem os pezinhos dos cogumelos, temperem com sal, pimenta preta e numa frigideira coloquem uma noz de manteiga, juntem os ovos, mexam até ficarem no ponto, húmidos e não secos.

Os mirtilos com redução de vinagre e vinho do Porto e a mozzarella 
A Casa da Prisca, é um dos parceiros dos Minutos com os Tachos, e um dos produtos enviados foi um fantástico molho de mirtilos com redução de vinagre e vinho do Porto, um produto com aplicação principal em foi gras, ou em carnes brancas, como usei alheira de aves, e como o alheira tem um sabor forte, este molho da Casa da Prisca, vinha contrastar brutalmente com a alheira, assim foi! :)
Coloquei uma colher de sopa do molho numa tacinha, e no centro, juntei um pouco de mozzarella, apenas cinco estrelas! :)

A espetada de cogumelos

Os cogumelos que colocaram no forno, juntamente com o folhado, espetem-nos num espetinho e passem por cima um fio de azeite.

Empratamento

Como sempre deixo-vos uma sugestão de empratamento! Apenas posso salientar, que coloquei algumas lascas de parmesão espalhadas por cima de tudo. O que interessa, é que tudo se traduza numa simples coisa .... Minutos Felizes!!!



7 comentários: