O Hambúrguer, o ovo, o pãozinho com tomilho ... e a maçã?

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A estadia na nova casa, na nova terra, no novo trabalho, etc.. etc... começa a entrar dentro do ritmo, (digamos normal)... com isto, quero voltar com mais "força" às receitas e coisinhas que os Minutos com os Tachos vão fazendo, para que vocês (e nós também) tenham Minutos Felizes!! :)

Vai um hambúrguer? Este tem coisa!!!

Costeletas de porco, não as do cachaço, mas sim as do lombo, era o que tinha no frigorífico, hum... se fosse umas do cachaço é que era! Bem suculentas, grelhadinhas, agora do lombo... não sou muito fã, confesso! São sempre mais secas e como não têm tanta gordura, não são tão saborosas como as do cachaço. O que pensei? Ora pois então, hambúrgueres de porco! Sabendo eu, que teria de dar um toque para que ficassem bem mais suculentos que a tradicional costeleta... maçã, esta foi a resposta! Confusos? :)


Ora fiquem com a receita e tenham Minutos felizes!! ;)



Ingredientes

1 kg de costeletas de porco
1 maçã grande (usei fuji)
5 ovos
2 fatias de Pão 
q.b Sal
q.b Pimenta Preta
q.b Tomilho
q.b Azeite
q.b molho agridoce

Preparação

Hambúrguer

Desossem as costeletas e cortem-nas em pedaços pequenos, triturem a carne (usei robot) e coloquem a carne triturada numa taça larga, temperem com sal, pimenta, um fio de azeite e tomilho. Juntem um ovo e a maçã ralada, envolvam muito bem todos os ingredientes.
Aqueçam uma frigideira com um fio de azeite, façam bolas com a carne, espalmem ligeiramente, de forma a que o hambúrguer fique com cerca de 2 cm de altura e levem a lume quente, cozinhem uns 2 minutos de cada lado, de forma a ficarem douradinhos, no final levem a forno quente a 180º cerca de 5-8 minutos, até que fiquem cozinhados, mas não secos, vão espreitado o forno (tenham um hambúrguer como cobaia e vão espreitando o interior :)

Pão

Cortem o pão em tiras largas, passem um bom fio de azeite por todo o pão, polvilhem com um pouco de tomilho e pimenta preta e levem a uma frigideira até que as tiras de pão fiquem douradinhas e estaladiças.

Ovo

Estrelar um ovo para cada hambúrguer,  pessoalmente adoro com a gema liquida, foi este o ponto em que os deixei ;) Fica mesmo a pedir o pãozinho para passar na gema...

Empratamento

Deixo-vos a imagem como sugestão de empratamento. Coloquei o hambúrguer no fundo de um tachinho, coloquei o ovo por cima, e como estava com gula (fiz uma batota), coloquei um bocadinho de molho agridoce no fundo, só para dar um "toque" ao palato! :) À parte sirvam o pão tostadinho, com o fantástico aroma a azeite e a tomilho!

Minutos Felizes! (e se foram :)





10 comentários:

  1. gostei desse hamburguer e com esse delicioso ovo,fica uma deliciosa refeição.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Hum que maravilha de sugestão e tudo tão bem explicado, um verdadeiro Chef de cozinha.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o empratamento :)
    Isto deve ser uma maravilha, quero!!!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a panelinha! (Sou fã destas panelinhas de esmalte.)
    A receita é uma delícia. Aparentemente simples mas tão rica em sabores.



    Deixo um desafio para uma receita para a minha festa de aniversário! :)



    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  5. Ui ui, que maravilha!!! Toda a composição excelente.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar