O bacalhau adormecido nas suas couves, aperaltado com a sua cebola e acompanhado por um estrangeiro.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bacalhau! Ora cá temos mais uma receita de bacalhau! É tão fácil gostar de bacalhau. Tantas formas de o cozinhar, tantas aplicações, haverá sempre uma, que alguém irá gostar :) Até ver, tenho gostado de todas!! :)

Queria fazer um bacalhau com couves … mas diferente… não o mesmo de sempre, não que não goste do habitual, mas pelo prazer que me dá criar novos conceitos e novas formas de apreciar pratos comuns com toques bem pessoais. 

Reinventar foi a palavra de ordem!
A transparente água da cozedura do bacalhau, foi trocada pelo opaco leite, a batata tantas vezes associada ao bacalhau deu lugar ao estrangeiro "arábico" couscous com feijão preto,  a couve não foi só cozida, mas salteada em azeite e alho, a cebolinha foi solitariamente caramelizada só para aprumar o simpático bacalhau! 
Este bacalhau igual, mas diferente, com sabores tão conhecidos, uma simbiose de fazer parar o olhar e pensar, isto até me parece bem!! Se for este o vosso caso, fiquem com a receita já abaixo ;) E como por aqui se diz, Minutos Felizes!!


Receita
Ingredientes
2 postas do lombo de bacalhau (usei Bacalhau dias)
4 dentes de alh0
1 couve coração de boi
1 raminho de coentros
150gr couscous
2 cebolas médias
1 litro leite
1 latinha de feijão preto
q.b sal
q.b pimenta preta
q.b azeite

Preparação

O bacalhau
Coloquem as postas de bacalhau num tacho e cubram-nas com o leite, temperem com pimenta preta e uns talos de coentros. Deixem cozer o bacalhau cerca de 10m. No final do tempo de cozedura, levem as postas a uma frigideira quente com um bom fio de azeite, dois dentes de alho picado e fritem ligeiramente de cada lado. Reservem.

As couves
Cortem a couve em tiras finas e levem a cozer em água com sal cerca de 8m, ou até ficar tenra. Após cozida, escorram bem e levem a uma frigideira com um fio de azeite e dois dentes de alhos picados, cerca de 1m, regem com um fio de azeite e reservem.

A cebola
Cortem a cebola em tiras finas e levem a uma frigideira quente com um fio de azeite, deixem a cebola caramelizar e ficar douradinha, (um truque para ajudar à caramelização: coloquem um uns “pózinhos” de açúcar na cebola ;)

Os couscous
Numa taça, coloquem os couscus, fervam a quantidade de água suficiente para os cobrir  e vertam sobre os couscous, tapem a taça com película aderente e aguardem cerca de 10m. No final desse tempo, com um garfo retirem o couscous para uma taça maior e misturem o feijão preto, lavado e escorrido, piquem umas folhas de coentros, temperem com sal, pimenta e um fio de azeite, e misturem tudo.

Empratamento
Como é habitual, deixo uma foto com a inspiração do empratamento ;)
Façam uma cama com as couves, coloquem o bacalhau por cima e por cima coloquem a cebola caramelizada, à parte sirvam os couscous com folhas de coentros por cima.

Minutos felizes!!!





13 comentários:

  1. Hum...tem tão bom aspecto que apetece atacar com um garfo! Excelente sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a apresentação! Quanto ao prato em si deve ser delicioso, pois um bom bacalhau nunca no deixa ficar mal. Excelente. ;)

    ResponderEliminar
  3. Linda essa foto! Adorei a sugestão!
    Beijinhos

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nós substituimos o feijão por uvas passas... E como diría el gran chef Karlos Arguiñano rico rico y con fundamento"

    ResponderEliminar
  5. Hoje comimos os restos dp couscous com cogumelos e pinhões como acompanhamento a uma pescada... Divinal!!!

    ResponderEliminar
  6. Ola
    Gostei muito das suas receitas e fiquei apaixonado pela apresentação ;)

    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar