Migas de couve com broa de milho, bife de vitela e batatinhas no forno

terça-feira, 16 de julho de 2013

Uma receita que tem nome comprido, confesso que muitas vezes é difícil abreviar nomes, pois quase todos os ingredientes são tão importantes, que torna difícil retirar alguns d Horta eles do nome da receita :)

Já tinha publicado esta foto na página do facebook dos Minutos com os tachos, no entanto ainda não tinha colocado a receita no blog.... estes últimos tempos têm sido, um tanto, ou quanto, loucos! Mudanças de casa, formações, receitas, facebook, novo trabalho... ufa! Prometo que no final de toda esta "tempestade" de mudanças, vou cuidar melhor do blog! :) 

Deixo hoje uma receita, também muito simples, e que pessoalmente adoroooo!
Façam a receita, desfrutem e tenham Minutos felizes!! :)



Ingredientes (2p)

10 Batatinhas pequenas (estas eram novas)
1/2 Broa de milho
1 Couve portuguesa
2 Bifes de vitela (usei alcatra)
7 Dentes de alho
1 Raminho de tomilho fresco
1 colher de sopa de manteiga
4 Folhas de louro
Q.b Sal
Q.b Pimenta preta
Q.b Azeite

Preparação

Batatinhas novas no forno

Lavem as batatinhas, bem lavadas, coloquem num tabuleiro de forno, com 2 folhas de louro, folhas de tomilho, pimenta preta, 3 dentes de alhos inteiros esmagados, um fio de azeite e sal, envolvam tudo e levem a forno quente a 200º cerca de 35m.

Migas de couve com broa de milho

Coloquem a couve lavada e cortada em pedaços grandes em água a ferver com sal, assim que a couve esteja cozida, escoem a couve e reservem, no entanto guardem um pouco da água da cozedura.
Num tacho, coloquem um bom fio de azeite e 2 dentes de alhos picados, assim que o alho comece a borbulhar, juntem a couve e a broa bem desfeita, mexam tudo com uma colher envolvendo tudo muito bem, juntem um pouco de água da cozedura da batata (uma chávena de chá), juntem uma folha de louro, um pouco de pimenta e mexam bem, deixem levantar fervura. Mexam bem, provem, e coloquem um pouco de sal de acharem necessário. Reservem. Está pronto!

Bife vitela

Numa frigideira, coloquem a manteiga com um fio de azeite, deixem derreter e coloquem os bifes, temperem com sal, 1 folha de louro, 2 dentes de alho laminados e cozinhem 2 minutos de um lado, virem, temperem com sal e pimenta, cozinhem mais dois minutos e já está. 

Empratamento

Fica a sugestão de empratamento, no entanto empratem da maneira que mais gostarem e tenham ..... Minutos Felizes!!! :)

3 comentários: