Batata doce recheada no forno com cheiro a mar

quarta-feira, 8 de maio de 2013

19h30m, abri o frigorífico....vou à despensa... nada que me entusiasme.... a hora de jantar a chegar! Resolvo ir ao mini mercado cá da rua para encontrar algo que me avive a inspiração. Vou logo à prateleira dos produtos frescos e vejo umas batatas doces e ... aqui fez-se luz! :) O jantar vão ser batatas doces recheadas! Mas com o quê? Hum.. passei pela arca dos congelados reparei numa caixa de miolo de camarão e estava feito o plano! Fui logo para casa dar inicio ao jantar! Fiquem então com os ingredientes e a preparação, e no final desfrutem de Minutos Felizes! :)


Ingredientes


2 Batas doces grandes (Dá para 4 pessoas)
1 Caixa de miolo de camarão (+- 200gr)
1 Raminho de coentros
1 Pacote natas
1/2 Saco de agrião
2 Dentes de alho
Q.b. Azeite 
Q.b. Sal
Q.b. Pimenta

Preparação

Coloquem um tacho ao lume, com água fria, sal e as batatas inteiras (com casca também), deixem cozer.
No final das batatas cozidas, escorram a água, retirem as batatas do tacho e deixem arrefecer (eu coloquei-as numa taça com água e gelo, para ser mais rápido).
No tacho onde cozeram as batatas, coloquem um fio de azeite, os dentes de alhos picados e após o alho cozinhar alguns segundos, juntem o camarão já descongelado e escorrido, salteiem um pouco, temperem com sal e pimenta e retirem do lume e mantenham o miolo de camarão no tacho.

Já com as batatas frias, cortem-nas ao meio e com uma colher escavem o interior de cada uma, deixando uma margem a toda a volta, para que a batata mantenha a seu formato.

Juntem agora o interior das batatas ao tacho com os camarões, como também os coentros picados, os agriões e meio pacote de natas, misturem tudo, rectifiquem de sal e pimenta.

Coloquem agora o preparado dentro das concavidade de cada batata, recheado bem as batatas, finalizem com as restantes natas por cima das batatas de forma a gratinar um pouco. (podem também colocar um pouco de queijo ralado).

Levem a forno quente a 180º com o grill ligado, deixem dourar bem, de forma a que a batata fique bem crocante por fora.

Acompanhem com uma salada de rúcula ou umas nabiças salteadas ;) Estes contrastes de sabores "casam" bem com a batata doce.

E agora... tenham Minutos Felizes!! :)



4 comentários:

  1. Achei a combinação de sabores bem interessante.
    O aspecto esse esta uma verdadeira delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, deve ser muito saboroso.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar