Risoto de favas e ervilhas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Essas malditas! Favas!! Muitos gostam, muitos outros detestam! Cá por casa eu adoro! Já estou como o outro ... "faz-me favas com chouriço, o meu prato favorito" :) A meu ver, parece-me que, o não gostar de favas está ligado com o facto de comerem as favas com a pele, a pele da fava é um pouco "agre"... retirando a casca, o sabor fica muito mais doce e suave, perto até das ervilhas. 
Mas bem, foram as favas que me levaram a fazer a seguinte receita um risoto de favas e ervilhas.
Uma ideia fantástica de comer as favinhas ;)

Fiquem com a receita! ;)



Ingredientes


250 gr arroz arbóreo
150 ml vinho branco
40gr manteiga
1 chávena de chá de favas sem pele
1 chávena de chá de ervilhas
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 tomate picado sem pele e sementes
1 litro de caldo de legumes ou de aves (em fiz com caldo de legumes)
1/2 cebola picada
Q.b água 
Q.b Sal
Q.b Pimenta
Q.b parmesão ralado

Receita

Comecem por cozer em água com sal as favas e as ervilhas, deixem ainda com alguma textura, sem as deixarem demasiado cozidas. Retirem da água, passem por água fria e reservem.

Triturem o tomate com o concentrado com varinha mágica. Reservem.

Coloquem já ao lume o caldo de legumes, de forma a que fique a ferver, quando começarem a fazer o arroz.

Coloquem ao lume um tacho com a manteiga e a cebola, assim que comece a fervilhar juntem o arroz e fritem o arroz na manteiga, após bem absorvida a manteiga, juntem a mistura de tomate, misturem bem. Adicionem agora o vinho mexam bem e deixem absorver todo o vinho. Após o vinho absorvido, vão juntado conchas de caldo ao arroz, colocando apenas a seguinte após a anterior estar quase na sua totalidade absorvida, e vão sempre mexendo o arroz, vão adicionando o caldo, concha a concha, até o arroz estar no ponto (cozido, mas ainda com alguma textura), quando estiver quase cozido, juntem as ervilhas e as favas, terminem a cozedura do arroz e finalizem com um pouco de parmesão ralado por cima, podem também juntar o parmesão e mexer tudo.. hum... fica lindo!!





Minutos felizes!!

4 comentários:

  1. Gosto tanto de favas, e este risoto deve ser divinal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito cremoso e com as favas, excelente ideia.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar