Lulas em almofada de batata doce e saladinha com cherry amarelo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Ao passar na bancada do peixe, reparei numas lulas fantásticas, frescas e com aquele "ar" de estarem cheias de vontade de me acompanharem até casa! Não resisti à tentação! 
  

Como eram grandes, pensei ainda em dividir estas lulas em duas refeições diferentes, com o corpo fiz o almoço - lulas na chapa, acompanhadas de uma batata doce e uma salada ainda com "ares" de verão, com os tentáculos o petisco para acompanhar uma cervejinha mais à tarde!

Fiquem com a receita e se ainda não comeram peixe esta semana, esta é a desculpa perfeita! :) 

Minutos felizes!

Batata Doce

Descasquem as batatas, cortem a batatas na diagonal, fazendo rodelas grandes, temperem com sal, pimenta preta, um fio de azeite, alho inteiro esmagado, louro e tomilho, coloquem as batatas num tabuleiro e vai a forno quente (180º) cerca de 30m.



Lulas – Corpo

Limpem as lulas, retirem toda a pele escura exterior e separem os tentáculos do corpo da lula, na parte interior das lulas façam cortes em forma de losangos, temperem com sal, pimenta preta e um fio de azeite.

Coloquem uma chapa a aquecer, quando estiver bem quente coloquem as lulas até ficarem cozinhadas (5 a 10m), as lulas por si só, começam a enrolar, a meu ver ficam bem giras assim! Quando estiverem cozinhadas coloquem sumo de meio limão e polvilhem com salsa picada!

Lulas – tentáculos

Coloquem os tentáculos (com mesmo tempero do corpo das lulas) numa frigideira quente com um fio de azeite e salteiem com um dente de alho inteiro, raspas de limão e uma malagueta partida em pedaços, quando estiverem cozinhados, retirem, coloquem sumo de limão e salsa picada, sirvão com um gomo de limão. (já têm petisco para acompanhar uma cervejinha mais à tarde!)


Saladinha

Lavar uma alface, cortar a salada em pedaços, cortar dois ou três tomates cherry (usei amarelos), picar duas ou três folhas de hortelã e temperar tudo com sal, vinagre balsâmico e azeite e umas gotas de sumo de limão

Agora empratar!

Minutos felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário