Açorda de ovas de bacalhau e mexilhão

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


Sempre gostei de açordas, migas, sopas etc... basicamente tudo o que tivesse pão!

Migas faço muitas vezes, pois acho um acompanhamento incrível. Açorda não faço tantas vezes, pois cá por casa, a "mais que tudo" não vai muito com estas texturas :) Mas já andava com a ideia de fazer um pitéu destes, confesso ... já andava com saudades. 
A questão era, açorda de quê? Um dia destes, comprei umas ovas de bacalhau em lata, adoro ovas e quando as vi, pensei cá para mim, tenho de fazer alguma coisa com isto, não sei o quê, mas levo e depois logo se vê!  
Ora, já nem é preciso dizer mais nada! Açorda de um lado e ovas do outro, juntar tudo, uma posta de bacalhau, mais uns mexilhões, que já andavam meio perdidos no fundo do congelador e cá tenho o jantar feito! Açorda de ovas de bacalhau e mexilhão! A "mais que tudo" estava a trabalhar à noite, o jantar era entre mim e a televisão, dia perfeito para meter as mãos na açorda. 
Já com a ideia fisgada, ao ir para casa compro um belo pão na padaria (não havia por casa, nem duro nem mole :), comprei um alentejano! E foi um "ver se te avias"! Foram Minutos felizes!! 

A açorda pode ser feita de muitas maneiras e feitios, esta fiz assim, a cozinha é dinâmica, arrisquem alterar passos desta receita, porque não fritar muito ligeiramente o pão em azeite e alho antes de meter a água? ;)

Se são adeptos destes ingredientes, explorem a receita e "bora" ter Minutos Felizes! :)


Ingredientes

1/2 pão alentejano (já com 1 dia ou 2 de preferência)
1 chávena de chá de mexilhões
1 lata de ovas de bacalhau
1 ovo por pessoa
1 posta de bacalhau

4 dentes de alho, picados
Um raminho de coentros, picado

Q.b Azeite
Q.b Pimenta
Q.b Vinagre


Preparação

Num tacho com água, cozam a posta de bacalhau, retirem o bacalhau já cozido, reservem a água, desfaçam o bacalhau em lascas, sem espinhas e reservem.
Numa frigideira com um fio de azeite e um dente de alho picado, salteiem os mexilhões, temperem com sal e pimenta, juntem um pouco de coentros e reservem.
Partam o pão em pedaços pequenos. Fervam a água da cozedura do bacalhau, juntem os coentros misturados (deixem apenas um pouco para guarnição), com um pouco de sal, pimenta preta, e um bom fio de azeite. 

Num outro tacho, coloquem o pão, e vão regando o pão com à agua do bacalhau, misturem bem e juntem o bacalhau, os mexilhões salteados e as ovas de bacalhau, mexam bem, até ficar com a textura desejada. vão adicionando a água aos poucos, para que a textura fique como mais gostam, no final coloquem umas gotas de vinagre para puxar pelos sabores.

No final coloquem uma gema de ovo, no centro do prato, com a açorda bem quente! Claro que o ovo pode ser escalfado, mas adoro assim :)



19 comentários:

  1. Adoro açordas, a tua tem um aspeto magnífico!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Bora la que eu adoro açorda e esta, podia ser já o meu almoço!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. O aspecto esta bem apetitoso mas não aprecio açorda.
    Se calhar se provar até vou gostar...
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a minha "mais que tudo" também não gosta muito :) "Se todos gostassem de azul, o que seria do amarelo?" :)

      Eliminar
  4. Já não como algum tempo e não gosto de qualquer uma, mas esta está com um aspecto muito bom, apenas retirava o ovito no cimo:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Excelente!!!! Engraçado porque há pouco tempo também fiz e tb publiquei, ehehe:
    http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/2013/12/acorda-de-bacalhau-e-dieta-mediterranica.html

    ResponderEliminar
  6. Adoro o tipo de comida que fazes Luís. Parabéns!!

    ResponderEliminar
  7. Bora!! Ficou com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá Luís! São estes minutos felizes em que leio as tuas sugestões que fazem a vida valer a pena. Que deliciosa açorda esta que nos apresentas. As imagens estão lindas, o aspecto divinal, quem me dera meter a colher nessa açorda deliciosa. ;)
    Só à relativamente pouco tempo descobri as açordas, era um prato que me passava ao lado, talvez por ter aquele aspecto já "mastigado". Mas quando é feita com mestria, com carinho e dedicação, uma açorda pode ser um verdadeiro manjar dos deuses. ;)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Célio, muito obrigado! :) É bom ouvir (em formato escrito) as tuas palavras! :)
      Uma bela açorda é um belo pitéu!! :) Minutos felizesss!!!

      Eliminar
  9. nunca fiz açorda! sou daquelas pessoas que adora coentros com tudo e receitas com pão, mas açorda nunca fiz... vou ter de experimentar a tua sugestão. bjs

    ResponderEliminar
  10. Yum! Another great looking recipe with beautiful photos!

    ResponderEliminar