Queijada de leite na "Patusca"

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tradicionalmente conhecida por "Patusca" ou também por "Cloche", este era um dos electrodomésticos, que faziam parte das cozinhas portuguesas nos anos 80. 
Trata-se de um forno eléctrico  com duas resistências eléctricas, as quais são responsáveis pela distribuição de calor por toda a área do forno. 
Este electrodoméstico transmite-nos tantas memórias de infância, pois muitos de nós comeram bolinhos feitos neste fantástico electrodoméstico!
Detentor de um estilo vintage inegável, é um electrodoméstico cheio de potencial  funcionalidade, para muitos um must have.
Este fantástico electrodoméstico faz coisas fantásticas, esta é uma delas: Queijada de leite. Fiquem com esta receita e vivam Minutos Felizes!! ;)





Ingredientes

0,5l de leite
25g manteiga
350g de açúcar
100g farinha
5 ovos
limão

Preparação

Juntem o leite e a manteiga num tacho e levem ao lume, até a manteiga derreter. À parte misturem a farinha com o açúcar e juntem os ovos (um a um). 
Mexam sempre muito bem e deitem aos poucos o leite quente já com a manteiga. 
No final juntem a raspa do limão.
Coloquem numa forma, previamente untada com manteiga e açúcar. 
Levem a cozinhar na patusca cerca de 25/30m, ficando dourandinha no topo! ;)

Minutos Felizes!!

12 comentários:

  1. Está com óptimo aspecto...A minha mãe tinha (não sei se ainda tem) uma patusca!
    Essa cor dourada da queijada está irresistível...imagino o cheirinho a limão!

    Beijinhos
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. A minha tia tinha uma e eu achava o máximo.
    A tua queijada ficou uma delicia.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Também tenho uma patusca mas nunca fiz doces com ela, normalmente usa para peixe e carne.
    A tua queijada ficou com muito bom aspecto, acho que vou começar a ver a minha patusca com outros olhos!

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto e essa está perfeita!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  5. Oh nunca vi nenhuma, mas parece ser encantadora.
    Está com muito bom aspecto uma delicia e a cor uma tentação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá,parece deliciosa.
    Só tenho uma questão, que resistência usou, a de cima ou a de baixo?
    Obrigada

    ResponderEliminar