Frango, alecrim, laranjas e o forno amigo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cozinhar no forno é tão bom! Parece que a cozinha está sempre mais arrumadinha, não vos parece? :) Adoro cozinhar no forno, rechear um tabuleiro com coisas boas, meter no forno e descontrair até estar pronto ... beber um copo de vinho, ouvir uma boa música, ler um livro, ou até mesmo fazer outras tarefas domésticas (pronto, esta parte não parece tão "relax" :)

Ora dito isto ... tinha um frango para cozinhar, tinha um forno, e tinha uma enorme pilha de roupa à espera de um ferro, tinha a situação perfeita, para colocar o forno a dar-me uma ajudinha!

Tinha uns raminhos de alecrim fresquinho que trouxe "lá da quinta", que cheirinho bom! Adoro alecrim, muito aromático, juntei este aroma a montanha ao frango, mas precisava de algo mais... e assim foram surgindo os restantes ingredientes, laranja,manteiga, pimenta preta e alcaparras. 


Esta publicação nem é tanto uma receita, mas sim mais uma sugestão :) A elevação a receita, não foi deferida :)

Ingredientes

1 frango
Q.b Sal
Q.b Pimenta Preta
10 Alcaparras
2 laranjas
2 ramos de alecrim


Preparação

Coloquem o frango limpo num tabuleiro, reguem o frango com o sumo de uma laranja, temperem com sal, e pimenta preta, esfreguem o tempero muito bem no frango (por dentro e por fora), espetem raminhos de alecrim por todo o frango, cortem uma laranja ao meio e coloquem-na dentro do frango, juntamente com um raminho de alecrim, espalhem algumas alcaparras esmagadas pelo frango, coloquem pequenos pedaços de manteiga por cima do frango e levem a forno a 200º cerca de 40m, ou até estar cozinhado* e douradinho. 

* Uma forma de verem se está bem cozinhada é espetarem com espetinho numa das partes mais altas do frango, um peito, ou uma coxa, e não sair liquido avermelhado, se isto acontecer, deixem o frango mais um tempo no forno

PS: A roupa também ficou toda passadinha!! :D

Minutos felizes!!

6 comentários: