Dois Mundos, e um Obrigado!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Uma paixão! Aquilo me faz vibrar, o que me aquece o coração! É assim que vejo o prazer que é cozinhar!

A vida tem sido um tanto ou quanto, cheia de curvas, altos, baixos, talvez mais baixos que altos, pelo menos, tenho essa sensação :) Mas bem, tenho levado sempre a vida com algum optimismo, pelo menos tenho tentado fazê-lo todos os dias!

Tantas e tantas vezes, pensei, mas, que quero eu fazer realmente? Quase como querer responder àquela questão de miúdos, “O que queres fazer, quando fores grande?” Digo-vos que tive (e talvez tenha ainda) muita dificuldade em responder a essa questão. Sim! Já sou “grande”, 30 anos! E até à data, já fiz muita coisa que gostava, e que não gostava, já tive muitas experiências que me enriqueceram, que me fizeram rir, chorar, querer mais, querer menos, desaparecer dali, fugir, cantar, gritar, sei lá! Tanta coisa!!

Secundário! Esses belos tempos, tanta recordação, 10º ano a escolha foi informática, sim! Gostava! O meu pai tinha-me comprado um computador à pouco tempo, o computador era algo de fascinante! 12º ano, e agora? Universidade, ok, vamos lá! Mas para que curso? Hum…. Ainda com a “febre” do computador, a escolha caiu para Informática! Fiz o curso, (tempos bons, não só pelo curso em si, mas sobretudo, pelos amigos que fiz, e por todas as vivências académicas). Nos últimos tempos do curso, trabalhava num call center, entretanto terminei o curso, trabalhei numa escola superior no sector de informática, tirei o CAP e dava também formações, mais tarde entrei para uma instituição pública de âmbito social, como técnico superior, onde trabalho, até à data actual… mas.. mas.. mas… Pois! Mas! Mas, não sinto aquele calor na barriga, aquela paixão, aquela coisa que me faz saltar da cama cheio de vontade de começar mais um dia!
Tantas vezes sinto a vontade de “mandar tudo às favas”, e fazer aquilo que me faz sorrir.

Tenho vivido, em dois mundos! Um que me faz sobreviver, outro que me faz viver! 

Paralelamente ao trabalho, tenho corrido atrás do bichinho da cozinha que me corre nas veias, nos últimos dois anos tenho-me dedicado, mais afincadamente, a este sonho antigo. Talvez por ver os anos a passar, e ao olhar para trás, ver que ainda não fiz aquilo que gostava de fazer, ou talvez, por olhar para a frente, e pensar, no que gostaria de estar a fazer...
Este mundo, têm-me levado a olhar para a frente, com outra vontade, com outro sorriso, com outra força!

Tenho sentido que estou mais perto daquilo que realmente quero fazer, daquilo que faz sorrir, daquilo, que verdadeiramente, me aquece o coração!

Neste meu mundo onde o viver é a palavra de ordem, segui o meu coração, fiz uma formação em cozinha numa escola de hotelaria, em pós-laboral, não era fácil, sair do trabalho, fazer uns cinquenta quilómetros, e estar das seis e meia da tarde até às onze da noite, voltar para casa, dormir, e no outro dia repetir tudo…. Não era fácil? Era facílimo! Confesso que a minha namorada foi quem sofreu mais, pois, mal nos víamos, mas, fiz toda a formação com tanta vontade e felicidade, que fez com que tudo fosse tão simples! Lá diz o ditado… “Quem corre por gosto não cansa”.

Com uma alguma destemida vontade, propus-me, a que, nas minhas férias de verão, do ano passado, trabalha-se todo o verão num restaurante, gostava de algo numa linha charmosa, mas despretensiosa, assim procurei, e propus-me a um estágio no restaurante do Covento de Belmonte, escusado será dizer, que foram umas férias apaixonantes, e aqui … deu-me o clique! É mesmo isto! Toda aquela adrenalina, fazia-me sorrir estupidamente.. :) É isto que me faz saltar da cama, com um sorriso e com vontade de encarar mais um dia! Estarei sempre grato ao Chef Valdir por ter aceite, a minha proposta, bem como por todo o conhecimento que me transmitiu, no decorrer de todo o estágio. No final do estágio, foi difícil voltar para a rotina, pois aquelas férias, eram a minha rotina, era o que queria que fosse! Chorei ao sair! Mas a sorrir por saber que sabia o que queria!!
Tenho absorvido ao máximo tudo o que posso deste maravilhoso mundo, mas a vontade de aprender e fazer é cada vez maior….
Mais uma vez, quero aproximar-me mais deste meu mundo, assim, a curto … curto, prazo irei, uma vez mais, enfrentar um “estágio” em pós-laboral, para um restaurante em Lisboa, que considero, uma referência! :)

Com tudo isto, com todas estas aventuras e desventuras, nasceram, paralelamente, os Minutos com os Tachos.
Os Minutos (como lhe chamo, com carinho :), têm sido, por um lado, uma forma de inspirar outras pessoas, mas sobretudo, fonte de inspiração para mim! Em cada receita que crio, vivo aquele momento com felicidade, e se puder transmitir, também essa alegria e felicidade para outras pessoas! Sou feliz! :)

Um obrigado! Um abraço, um beijinho … a todos/as aqueles que me vêm através desta janela, para o meu mundo! Um mundo onde o “sonho comanda a vida”, um mundo que me faz sorrir, cerrar os punhos e seguir, chorar de emoção por alcançar mais um objectivo! Este é o meu mundo! Esta é minha a forma de abrir o meu coração, para todos aqueles, que do monitor do outro lado, seguem os Minutos!! Um grande obrigado! Pois são parte importante de um sonho, de uma meta a alcançar! São um apoio, um alento, uma força, virtualmente, fisicamente, são importantes!


Obrigado!

10 comentários:

  1. Adorei ler o teu post,desejo-te a realização dos teus sonhos
    Estarei sempre por aqui...
    bj

    ResponderEliminar
  2. O importante é fazeres o que te faz feliz :)

    ResponderEliminar
  3. O que é mais difícil na vida torna-nos mais fortes.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  4. Eu também me divido actualmente entre uma cozinha e o meu doutoramento, mas acho que precisava, como tu, de arriscar mais. Acho que a tua história me inspirou, tenho de me dedicar mais a fundo a esta paixão que é a culinária... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que inspiramos alguém, pois também, esse acto de inspirar, é inspiração para nós próprios! :) E se precisamos de inspiração, oh... se precisamos! Esta "coisa" dos blogs, tem "isto" de bom, poderemos ver que há tantos como nós, a lutar por uma coisa em comum, o prazer que é cozinhar! :) Beijinhos!

      Eliminar
  5. É bom ler a tua história, e verificar que, com determinação, concretizamos os nossos sonhos!!
    Não tenhas dúvidas!! Acredita sempre, nunca desistas e ainda vais ser um grande chef!!
    Bjnhs

    ResponderEliminar