A Focaccia de azeitonas pretas, cherry e tomilho; e a Tapa vaidosa

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

No dia mundial do pão, os Minutos atreveram-se a fazer algo que fizesse jus a este dia... e o que foi? "Una golosa focaccia!" :) 
Tantas e tantas variedades, tantos sabores, tantas combinações... um leque enorme de opções, como estava a pensar em sabores mais clássicos, os ingredientes principais foram: azeitonas pretas, tomate cherry e tomilho... Um clássico, é sempre um clássico! :)

No final da receita, deixo-vos também, uma boa sugestão, para tornar esta focaccia uma verdadeira "tapa" ;) 


Fiquem com a sugestão de uma focaccia para aquecer as noites que ai vêm! ;) E de uma tapa para receber os amigos lá por casa ;)


Ingredientes

500 gr de farinha de trigo 
25 gr de fermento fresco (fermento de "padeiro")
250 ml de água morna
50 ml leite morno
1 punhado de tomilho
1 caixa pequena de tomate cherry
1 frasco de azeitonas descaroçadas
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa rasa de açúcar
Q.b azeite
Q.b pimenta
Q.b Sal

Preparação

Numa taça larga, coloquem todos os ingredientes secos (excepto os tomates) e misturem tudo, façam uma cova no centro, desfaçam o fermento na água morna, juntem a água e o leite à taça e vão misturando tudo até incorporarem tudo muito bem, agora mãos à massa! Amassem bem a massa, basicamente, toca a sovar a massa! Vinguem-se agora do stress do dia de trabalho! :) Após bem amassada, ficando a massa elástica e maleável, façam uma bola com a massa, coloquem na taça, polvilhem com um pouco de farinha, tapem com um pano húmido, e cubram com outro maior (p.e. uma toalha) e deixem levedar (o forno e o microondas são sítios óptimos para deixar a massa levedar, pois não há correntes de ar a incomodar o processo mágico da levedação :)
Após levedar, reguem um tabuleiro de inox com um bom fio de azeite, e estendam a massa por todo o tabuleiro, espalhem por cima, o tomate cherry cortado ao meio, pressionando-o o contra a massa, polvilhem com um pouco mais de tomilho e um fio de azeite, levem agora ao forno, cerca de 30 a 40m a 200º, até a massa ficar doiradinha e bem cozida.

Tirem do forno, cortem ... e vivam Minutos Felizes!! :)



A Tapa vaidosa

E que tal uma Tapa?? Vamos lá tornar esta focaccia numa verdadeira Tapa vaidosa!

No final, lembrei-me de tornar esta focaccia uma verdadeira Tapa! Cortei a focaccia em rectângulos, cortei-os ao meio (como se fosse uma sandes), coloquei mozzarella no meio, levei ao forno, até a mozzarella ficar derretida. Servi este quadrado de focaccia recheado com mozzarella, com um fio de azeite, uma fatia de presunto e azeitona! (A qualidade da foto não é a melhor, mas o sabor compensa a falta de definição da foto :)

Minutos felizes!!


5 comentários: