A dourada na cama de legumes e a batatinha doce

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quando era mais pequeno, confesso, que peixe não era bem a minha praia! :) Não me alegrava a vista, com o passar do tempo, esta reticência por peixe foi-se desvanecendo, hoje em dia, adoro peixe e adoro cozinhá-lo. Peixe é um alimento na sua maioria fácil de cozinhar e também bastante versátil, com tanta diversidade de peixe, conseguimos fazer tantas e tantas coisas boas! Esta vasta oferta de peixe que a nossa costa oferece, é motivo de ficarmos felizes por termos a possibilidade de comer um bom peixinho, como poucos podem :)
Na maioria das vezes, que compro peixe, nunca vou com a lista do que tenho de comprar, olho para o peixinho e deixo-me inspirar pela sua frescura, basicamente, escolho mediante a inspiração que o peixe me dá :) Desta última vez, foi uma dourada que me fez "olhinhos" na peixaria, resolvi comprá-la, olhei para ela, e idealizei um filete de dourada numa caminha de legumes salteados com uma batatinha doce a fazer companhia. Assim foi! Comprei a dourada, cheguei a casa e meti mãos à obra ;)
Infelizmente não tirei muitas fotos, tirei apenas uma que também está no, recente, instagram dos Minutos, mas que dá para passar a ideia deste prato! :)
Atrevam-se ao peixinho e vivam Minutos Felizes!!


Aqui fica a receita:


Ingredientes (2P)

1 Dourada
1/2 curgete
1 alho francês
8 cogumelos frescos
1 batata doce 
1 colher de sobremesa de manteiga
2 colher de sopa de manteiga (para o molho)
1 colher de sopa de natas
Q.b azeite
Q.b sal
Q.b pimenta
Q.b tomilho


Preparação

Peixe

Retirar os filetes da pescada (fica uma ajuda para esta operação :) Retirando os filetes, dêem 3 pequenos cortes diagonais (do lado da pele), perpendiculares ao comprimento da dourada. Numa frigideira quente com um fio de azeite, coloquem os lombos com a pele virada para baixo, pressionem um pouco, para que não enrolem, temperem com umas pedras de sal e pimenta, deixem cozinhar 2/3 minutos,  virem, temperem novamente, deixem cozinhar novamente deste lado e está feito ;)

Molho

Na frigideira onde cozinharam o peixe, juntem as duas colheres de manteiga, e a colher de natas, juntem uma folhas de tomilho, mexam bem até ficar incorporado. No final vertam em redor do peixe.

Batata Doce

Lavem bem a batata, cortem em rodelas fininhas (mesmo com a casca), coloquem num tabuleiro de forno, com um fio de azeite, sal, pimenta e umas folhas de tomilho, levem a forno quente a 200º cerca de 15m, ou até ficarem tostadinhas e crocantes.

Legumes salteados

Comecem por cortar os legumes em pequenos pedaços (corte macedónia) e numa frigideira quente com um fio de azeite, coloquem os legumes, temperem com sal, pimenta, algumas folhas de tomilho, e toca a saltear os legumes cerca de 5 minutos, mesmo no final, juntem a colher de manteiga (já fora do lume), envolvam bem e está pronto a servir.


Empratamento

Deixo-vos a foto do prato como inspiração, mas sejam livres com a vossa criatividade, no final de tudo o que interessa é terem passado minutos felizes! ;)




6 comentários: