Arroz malandrinho de limão, aneto e pimento com um bacalhau vaidoso com rebentos de alface

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Arroz malandrinho, confesso que já andava com saudades de um arrozinho bem malandro, cheio de sabor... foi isso que me levou a criar esta receita, mas tive uma ajuda de um ingrediente, o aneto, essa fantástica, mesmo fantástica, erva aromática, é uma erva aromática muito indicada para peixes, e hoje no supermercado vi uma caixinha cheia de raminhos de aneto, comprei logo! Ora tinha, o arroz como premissa, o aneto, só me faltava o peixe.... o que tinha eu no congelador? Uma caixa de lombos Bacalhau Dias, que são qualquer coisa!! Estavam reunidos os ingredientes me levarem a criar esta receita.
Espero que gostem, eu por cá, tive-me de conter, pois ao jantar não convém comer muito, e o garfo não parava de roubar arroz do tachinho... =)




Fiquem então com a receita de arroz malandrinho de limão, aneto e pimento com um bacalhau vaidoso com rebentos de alface.


Ingredientes

1 lombo de Bacalhau Dias
100 gramas de arroz
3 dl água (ou caldo, podem ferver a água com as espinhas do bacalhau)
1/2 cebola (média/pequena) (picada fininha)
1/2 Tomate (grande) (picado, sem cascas e grainhas)
50 gr manteiga
1 cálice de vinho branco
1 pimento
1 Limão
2 Raminhos de aneto
4/5 cenouras pequenas
1 molhinho de rebentos de alface
Q.b Sal
Q.b Azeite

Receita

Arroz

Tratemos já do pimento ... assem um pimento numa chapa ou no forno, retirem a pele e as sementes, numa taça coloquem o pimento em pedaços, reguem com um fio de azeite, sal e triturem tudo com a varinha mágica, de forma a ficarem com um puré de pimento (reservem)
Com o pimento preparado, vamos ao arroz:
Comecem por colocar num tachinho um fio de azeite, a cebola e metade da manteiga, sem a cebola ficar mole e translúcida, de seguida acrescentem o tomate e deixem fervilhar cerca de 4 minutos, seguidamente juntem o arroz e envolvam bem, deixem um pouco até ficar quase seco, nessa altura juntem o cálice de vinho branco e envolvam. Nesta fase juntem a água ou caldo, sal, e um raminho de aneto em pedaços, mexam e deixem ferver 12 a 15 minutos (vão provando, para ficar no ponto). No final espremam algumas gotas de limão sobre o arroz, juntem a restante manteiga e juntem o puré de pimento.

Bacalhau

Limpem o bacalhau de espinhas, com as espinhas, podem fazer o caldo para o arroz, ou seja, misturem as espinhas à água e levem ao lume para ferver. 
Dos lombos façam tiras largas, fazendo assim lombinhos mais pequenos. Numa frigideira coloquem um bom fio de azeite e coloquem o bacalhau, primeiro com a pele para baixo, e deixem fritar cerca de 4-5 minutos, até a pele estar bem estaladiça, virem e deixem fritar do outro lado, cerca de 3-4 minutos.

Cenouras

Cozam as cenouras em água e sal, até ficaram tenras, mas não demasiado moles. (se preferirem rentabilizar, juntem-nas na cozedura do arroz e tirem-nas assim que estiverem cozidas.

Empratamento

Coloquem algumas colheres de arroz num prato, ou similar e  sobreponham o bacalhau e as cenouras, terminem com pedacinhos de aneto e um pequeno molhinho de rebentos de alface sobre o bacalhau e um pequeno gomo de limão.

Agora há uma coisa a fazer.... passar Minutos Felizes!! =)







4 comentários: