Tupinambo com couscous e robalo salteado

sábado, 6 de abril de 2013


Estou a adivinhar a vossa expressão: “Tumpi.. quê?”. Pois é Tupinambo!! Num post já publicado na página do facebook dos Minutos com os tachos, tenho uma foto de uma bela caixa cheia de Tupinambo, que vi no mercado, perguntei o que era, fiquei curioso, comprei, cozinhei e gostei!! É um planta que nasce a partir do seu tubérculo, idêntico à batata, mas com o formato idêntico ao gengibre! Na mulher.sapo.pt há um bom artigo a explicar o que é.



Fiquem com esta receita saborosa e diferente do habitual, quem sabe, para uma noite diferente, ou até mesmo um almoço simpático com os seus amigos! Vamos a isto? Siga então!!

Ingredientes: 

400gr Tupinambo
250 Couscous
4 Robalos
Um raminho de Coentros frescos
Um raminho de tomilho fresco
50 gr Manteiga
1 Folha de louro
q.b. Sal
q.b Pimenta
q.b Azeite

Como fazer?

Tupinambo

Considerando já o tupinambo, devem lavá-los muito bem lavados, pois normalmente vêm com alguma terra, o melhor é mesmo colocá-los numa taça com água durante alguns minutos e no final escová-los com um pincel e em água corrente. Tudo isto se não querem perder algum tempo a descascá-los. J Pessoalmente acho piada manter a casca, bem como, lhe presenteiam um sabor extra!

Após lavados os tupinambos, cortem-nos em fatias finas com cerca de 3mm e salteiam-se com um fio de azeite, umas pedrinhas de sal, um pouco de pimenta e umas folhas de tomilho.

Couscous

Adoro a facilidade que há em cozinhar couscous! Coloquem numa taça os couscous, aqueçam água à parte de forma a ser suficiente para tapar os couscous, na água coloquem um fio de azeite, sal e a folha de louro, quando a água estiver a ferver, vertam a água para cima dos couscous até que fique 1 cm acima dos couscous, tapem a taça com película aderente e deixem repousar cerca de 10m. Após decorridos os 10m abram os couscous com um garfo e coloquem a manteiga em pequenos pedaços e deixem derreter enquanto mexem, piquem uma mão de coentros e misturem com os couscous.

Robalos

Retirem os lombos aos robalos (uma ajuda aqui). Numa frigideira quente com um fio de azeite, coloquem os lombos com a pele virada para baixo, pressionem um pouco, para que não enrolem, temperem com umas pedras de sal e pimenta, virem, temperem novamente e está feito!

Empratamento

Deixo-vos a sugestão presente nas fotos!



Experimentem e tenham….

Minutos felizes!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário