Raia e camarão em filo com batatinhas no forno e cherry amarelo

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Há sensualidade na massa filo!  :) Não acham? Fechem os olhos e pensem num pastel de Tentúgal! Ora aí está!!!  

Hoje no supermercado dei por mim a olhar para uma embalagem de massa filo, sem saber, ainda, qual o seu fim, não resisti e coloquei-a no cesto! Pelo caminho até casa, lembrei-me de fazer algo doce, mas....correndo o risco de parecer "cliché", resolvi fazer para o jantar, umas tacinhas de massa filo recheadas com camarão e raia em molho de caril e coentros.

E esta foi a premissa para o jantar de hoje!

Como os hidratos de carbono da massa folhada me pareciam poucos... resolvi acrescentar umas batatinhas no forno e dar também alguma frescura com uns tomatinhos cherry amarelos!



Fiquem com a receita!



Tacinhas de massa filo

Sobreponham 3 folhas de massa pincelando com manteiga entre cada uma delas, cortem as folhas já sobrepostas, em círculos ou quadrados de forma a que seja possível forrar uma forma de queques e na qual a massa fique com as todas as pontas fora da concavidade da forma. Levar a massa a forno quente a 200.º cerca de 3/4 minutos. Retirar das forma e deixar arrefecer as tacinhas de massa.
Uma dica para a massa ficar com o formato mais perfeito é colocar a massa numa forma e colocar uma nova forma encaixada na anterior de maneira a que a massa fique encaixada entre as duas formas, criando assim o formato perfeito da tacinha!

Camarão e raia com caril e coentros (4 pessoas)

Descascar 15 camarões mantendo a cabeça e o último anel de casca junto à cauda e retirar a tripa, cortar a raia (500gr) em pedaço pequenos.
Numa frigideira colocar meia cebola picada com cerca de 100gr manteiga, deixar a cebola ficar translucida e juntar cerca de 2 colheres de chá de caril indiano, uma malagueta em rodelas sem as sementes, uma folha de louro, um dente de alho esmagado, pimenta preta q.b e por fim juntem um pouco de vinho branco (+- 6cl)e deixem o álcool evaporar, juntar um garrafinha de leite de coco e juntar a raia e os camarões, deixar cozinhar em lume brando cerca de 10m, desligar o lume e por fim picar coentros frescos e misturar com o preparado. 

Batatinhas no forno

Cortar ao meio batatinhas pequenas, de casca vermelha, colocar num tabuleiro com um fio de azeite, sal, pimenta preta, 1 ramo de alecrim partido em pedaços, alho e tomilho e levar a forno quente a 190º cerca de 35m de forma a ficarem com a pele bem crocante e bem cozidas no centro.

Tomate cherry

Cortar os tomates ao meio, temperar com um fio de azeite, sal, hortelã picada e sumo de meio limão.

Empratamento




Colocar dentro das tacinhas de massa filo a mistura de camarão com a raia e colocar os restantes ingredientes no prato de servir... deixo-vos o seguinte exemplo:



Neste caso não foi utilizada a taça de massa filo, mas sim, uma tampa de massa filo numa taça refratária, a qual contem o preparado de camarão e raia.


6 comentários:

  1. Que aspecto maravilhoso...
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro massa filo uso-a mais em doces ,mas salgados também ficam excelentes.
    As tuas taçinhas além de lindas tem um recheio delicioso.
    Gostei muito.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São Ribeiro!
      Sim sem dúvida, esta massa em doces fica linda! :)

      Eliminar
  3. Que fantástico aspecto. Eu também gosto muito de massa filo, e uso bastante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bé!
      Obrigado! Esta massa é sem dúvida muito versátil, e cria sempre uma imagem deliciosa! :)

      Eliminar