Cogumelos Portobello recheados com carne, mozzarella e parmesão

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Com as primeiras chuvas começa-se a pensar no quentinho da lareira, no cheiro de castanhas assadas, no doce paladar de uma jeropiga, mas também é nesta época que começam a aparecem os cogumelos!
O cogumelo é sem dúvida um ingrediente fantástico, cheio de sabor, com uma textura muito agradável, fácil de cozinhar e muito versátil!

Fica a sugestão de um prato muito reconfortante, quentinho e cheio de sabor para os dias frios que se avizinham!


Aqui fica a receita:

4 Cogumelos Portobello (médios)
500gr de carne picada (porco e vaca)
1 Bola de mozzarella
Parmesão (q.b)
150ml Polpa Tomate
1 Cebola média
Alho (2 dentes)
Bacon (1 fatia com 3 mm) em cubinhos
Louro
Azeite
1 cálice Vinho branco
Tomilho q.b
Sal q.b
Pimenta q.b

Comecem por suar, num tacho, a cebola, o bacon, os caules dos Portobello e o alho bem picadinhos num fio de azeite, (lume branco até a cebola ficar translúcida), refresquem com um cálice de vinho branco e deixem ferver 1 minuto. Coloquem as folhas de dois raminhos de tomilho, a folha de louro e a polpa de tomate e deixem cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos, temperem com sal e pimenta e uma pitada de açúcar caso o molho tenha muita acidez. (Caso sejam mais gulosos, podem juntar um pouco de molho bechámel ao vosso molho ;)

Após decorrer os 5 minutos, juntem a carne e o bacon e deixem cozinhar cerca de 10 minutos, no final rectifiquem com sal e pimenta se necessário.

Já com os  Portobello bem limpinhos, coloquem o recheio dentro dos cogumelos (ter cuidado para não colocarem demasiado liquido, de forma a que os cogumelos não fiquem muito "empapados"), dividam a bola de mozarrella por 4, e desfiem cada uma das partes por cima do recheio, finalizem com um pouco de parmessão ralado e levem ao forno, pré-aquecido, 15 minutos a 200º.

Retirem os cogumelos do forno, e se gostam tanto de queijo como eu, ralem mais um pouco de parmessão e deliciem-se com o parmesão a derreter em contacto com o recheio quente, mesmo em frente aos vosso olhos!

Minutos Felizes!






Sem comentários:

Enviar um comentário