Pescada em crosta de milho com migas de peixe aromatizado com hortelã e espargos verdes

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Pensamos em pescada e facilmente a nossa mente é invadida com peixe cozido com as respectivas batatas, vamos lá tirar esse pensamento diabólico! (caso ainda o tenham :) 



Comecemos por…. Ingredientes!

Ingredientes

Para a pescada em crosta de milho:

4 Lombinhos de pescada sem pele
3 Dentes de alho
Q.b Sêmola de milho e farinha
1 ovo
1 Ramo de hortelã
Q.b Sal e pimenta
1 Casca de limão

Para as migas de peixe e hortelã:

1 Gema de ovo
Os alhos da cozedura da Pescada
1 Pão
Q.b Sal e pimenta

Para os espargos verdes:

1 Molho de espargos
Azeite
Sal e pimenta
Sumo de limão

Agora mãos à … pescada!

Comecem por cozer a pescada com o ramo da hortelã, dentes de alho cortados ao meio, a casca de limão, sal e pimenta, durante cerca de 5 minutos, é importante que os lombinhos mantenham consistência, caso contrário podem desfazer-se quando forem fazer a crosta.
Após a cozedura, retirem os medalhões da água e reservem a água para as migas.
Batam o ovo, passem os medalhões por farinha, depois por ovo e finalmente na sêmola de milho e levem a frigideira quente com um fio de azeite, deixem cozinhar a sêmola (sabem que está pronto, quando ao bater na crosta com um garfo sentem uma crosta bem estaladiça)

Venham de lá as migas….

Partam o pão em pedaços para uma taça, reguem com a água da cozedura do peixe (passem por um passador a água) , piquem os alhos da cozedura e misturem tudo muito bem com uma colher até o pão começar a ficar com a consistência de migas, já bem mexido, coloquem a gema do ovo e temperar com sal e pimenta e mexer tudo novamente. Provar e rectificar temperos!

Espargos Verdes

Cozam os espargos apenas breves minutos com sal, para que estes mantenham uma textura ainda crocante, cerca de 4/5 minutos é suficiente.
Escorram a água dos espargos, e dentro do tacho da cozedura temperem com um fio de azeite e um pouco de sumo de limão (apenas umas gotinhas).

Agora? Empratar tudo a vosso gosto!

Ficam umas imagens para apelar à criatividade!

Minutos felizes!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário