Cogumelos selvagens salteados com azeite, alho e alecrim

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

~

Na viagem que fizemos a Aljezur um dos locais obrigatórios a ir era o mercado de produtores locais, confesso que fiquei fascinado com o que encontrei no mercado, produtos biológicos, extremamente arrumadinhos e com um ar incrível, desde manteiga de amendoim caseira até à batata doce. Um dos ingredientes que me encherem o olho foram os cogumelos Pied de Mouton ou também como são conhecidos: cogumelos língua de vaca. Em miúdo lembro-me de apanhar estes cogumelos, era engraçado ver que ao encontrarmos um, se olhássemos à volta iriamos ver muitos mais, tal como se crescessem em família. Têm uma textura muito agradável, rijinhos e muito saborosos, são também muito ricos em proteínas, potássio, fósforo e ferro. Isto tudo para dizer que quando vimos os cogumelos à venda, lá trouxemos todos os que restavam na caixa. Colocados dentro de um saquinho, estavam prontos para ir até à cozinha;)


Para os preparem basta eliminarem os "picos brancos" que têm por baixo do chapéu e limparem bem com uma escovinha, pano ou pincel e estão prontos para serem cozinhados. No caso se estarem muito sujos ou caso sejam maiores podem passá-los por água a ferver.

Estes estavam perfeitos, bastou uma limpeza com um pano e estavam prontos para cozinhar.

Preparação

Limpem os cogumelos.
Numa frigideira coloquem um bom fio de azeite.
Façam o salteado dos cogumelos com o azeite, um ramo de alecrim, flor de sal, pimenta preta e uns dentes de alhos esmagados com a casca.
Quando estiverem cozinhados, e se não estiverem de dieta, coloquem uma noz de manteiga, deem mais uma volta e sirvam.

Minutos felizes!

 

7 comentários:

  1. Não conhecia esses cogumelos.
    Como é uma coisa que adoro tenho a certeza que esses ima-me encher as medidas
    Gostei muito
    bj

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta partilha, Luís. Nunca tive o prazer de apanhar cogumelos selvagens, mas adoro o produto. Adoro cogumelos de todas as formas e cozinho-os imenso. Vê-se que vocês passaram uns minutos e uns dias felizes e isso é o melhor de tudo...
    Grande beijinho da Susana

    ResponderEliminar